Sábado, 20 Abril 2024

Não somam

A crise gerada no PT no Estado por conta dos apoios dos prefeitos reeleitos Carlos Casteglione (Cachoeiro de Itapemirim) e Leonardo Deptulski - Batata (Colatina) ao candidato a prefeito do DEM em Vila Velha, Rodney Miranda, além do total despreparo ideológico dos dois prefeitos petistas, é um exemplo claro de como funciona a subserviência de lideranças do partido ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB). Casteglione e Batata, junto com outros atores como o prefeito de Vitória João Coser, o vice-governador Givaldo Vieira, e o ex-radical Alexandre Passos, hoje secretário de Estado de Turismo, ajudaram a consolidar a capitulação do PT a Hartung, o que contribuiu inclusive para sedimentar os poderes do peemedebista em seus dois mandatos. Essa sequencia de transigência ideológica faz com que surjam episódios como esse agora em Vila Velha, onde se mistura DEM e PT, água e óleo. E ainda cenas como a de Casteglione de mãos dadas com Camilo Cola (PMDB), quem financiou a tortura durante a ditadura militar. O PT pode até ter mantido as prefeituras de Cachoeiro e Colatina, mas não ganha nada com Casteglione e Batata - são da côrte de Paulo Hartung. 

 

 
Sem eco
Também revela a fragilidade do PT a reação de apenas três petistas históricos no caso, a deputada federal Iriny Lopes, o deputado estadual Cláudio Vereza e o subsecretário de Estado de Direitos Humanos Perly Cipriano. E o resto?
 
Fim do silêncio
Por falar em Iriny, a candidata do PT, terceira colocada na disputa à prefeitura de Vitória, já devia estar engasgada com a sucessão de fatos dentro do partido envolvendo o pleito deste ano. Evitou ainda mais desgaste, ao se calar durante o processo eleitoral, mas agora mostra ao que veio. 
 
Segue...
Considerando a resistência da deputada em se manter no páreo, contra tudo e todos, Iriny saiu-se bem da disputa e fica credenciada para futuras eleições. Ao contrário de Casteglione e Batata, que não vão além das fronteiras de seus municípios, é hoje a que tem as melhores condições dentro do PT. E, portanto, quem deve dar o tom no partido, como acaba de fazer.  
 
Incógnita
Ainda nessa seara, resta saber para onde vai o prefeito João Coser depois que terminar seu mandato. Ele, que já foi quase candidato a governador, na época com amplas chances, mas deixou passar a oportunidade, vai para planície com seu potencial bastante diminuído. Não quer dizer que seja uma liderança alijada, apesar dos ataques recebidos, tem gestão considerada boa. Deixa sua marca, mas sai desidratado. 
 
Buscando espaço
A adesão do PSDB de Vila Velha à candidatura de Rodney Miranda, resultado de articulação nacional, revela ainda mais a proximidade entre os tucanos e Hartung. É também um processo de legítima defesa, já que o partido está ameaçado de não emplacar a prefeitura de Vitória. Rodney, como se sabe, está no DEM, mas seu DNA é hartunguete. 
 
Pesou
Para não fugir à tradição, Barra de São Francisco (noroeste do Estado) decidiu a eleição para prefeito em meio a conflitos entre famílias. Por lá, comenta-se que Enivaldo dos Anjos (PSD) perdeu para o deputado estadual Luciano Pereira (DEM) na reta final, tendo sido decisivo para isso o assassinato de Sebastião - Taninho - Maroto, no distrito de Vila Paulista. Enivaldo já havia se manifestado contra a família Maroto em comício e essa morte teria caído na conta dele. Parece que foi exatamente no distrito que Enivaldo perdeu votos. 
 
Pesou II
Disputa entre os Maroto e Arcanjo revela briga antiga no município. Maroto é apontado como ligado ao ex-prefeito e pai de Luciano, Edinho Pereira, que na verdade é quem tem os votos de oposição a Enivaldo. O fato registrado a poucos dias do pleito desiquilibrou a disputa. Luciano Pereira venceu por uma diferença de 426 votos a mais que Enivaldo. 
 
Risco
Não pode passar em branco a derrota do deputado estadual Gildevan Fernandes (PV) em Pinheiros. É mais um que caiu. Gildevan produziu um novo líder e desafeto, o agora eleito prefeito, Antonio da Emater (PSB). Foi o verde que lançou Emater, depois quis derrubá-lo, mas ficou a ver navios. Sobre o futuro de Gildevan, quando sair da Assembleia, não sei não...
 
140 toques
"PV junto com a campanha da mudança no segundo turno". (Candidato do PPS em Vitória - Luciano Rezende - no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"O problema com o mundo é que os estúpidos são excessivamente confiantes, e os inteligentes são cheios de dúvidas". Bertrand Russell

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/