A mídia corporativa do Estado deitou e rolou com a decisão do desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, que determinou a liberdade dos investigados na Derrama. No destaque, claro, o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes (foto), apresentado como o “salvador da pátria”, ou melhor, o “Deus dos injustiçados”. Na carona de Pontes, também deitaram e rolaram os advogados dos acusados, diante dessa oportunidade de ouro. Tudo para passar uma impressão de que estava certo Eder Pontes, e os investigados, tadinhos, são as grandes vítimas da história. O cenário criado sugere ainda que o “consentimento” de Gonçalves seria sinal do fim da crise institucional entre o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Estado. Engraçado, porém, que nem de longe o tom da decisão do desembargador passa por ai. Ronaldo Gonçalves não indicou intenção de acatar sequer um pedido de Eder Pontes, muito pelo contrário, foi irônico em relação ao comportamento do procurador-geral, e não deixou de cravar que os indícios são muitos e as prisões foram, sim, necessárias. A manobra de Pontes deixou Gonçalves, neste momento, de mãos atadas. Mas não significa que o desembargador está conformado, ele respondeu ao procurador-geral na mesma moeda, e vai submetê-lo ao Pleno. O fim da crise que pintaram para a sociedade está mais para: apenas o começo.
Solução
De Presidente Kennedy vem a notícia que a prefeita Amanda Quinta Rangel (PTB) resolveu mudar-se para um hotel de Cachoeiro de Itapemirim, na tentativa de se desvincular do tio, o ex-prefeito cassado Reginaldo Quinta (PTB). É que todo mundo sabe e comenta: Amanda ocupa o cargo e ele manda. A prefeita, que dizem ser órfã, sempre morou com o tio em Presidente Kennedy. Acho que nem assim, hein?!
Solução II
O esforço da prefeita teve também outra frente. Reginaldo Quinta não poderá mais circular de carro chapa branca. Até outro dia, ele fazia isso à vontade.
Abacaxi
Mais uma de Kennedy, para finalizar: as escolas municipais estão sem merenda. Tanto dinheiro gasto ilegalmente…
Vai mal
O aumento dos casos de dengue em Vila Velha já gerou um bordão novo entre os moradores. O superdelegado e prefeito, Rodney Miranda (DEM), não afastou os ladrões, nem os mosquitos.
Necessário
A propósito, para responder à denúncia do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) abriu edital para alugar ou comprar dois imóveis em Vila Velha, um para o DPJ e outro para a Delegacia de Crimes Contra a Vida. A situação é pra lá de precária.
Poderosa
Depois do lenga-lenga do Instituto de Obras Públicas do (Iopes), a Estrutural Construtora e Incorporadora fechou seu maior contrato deste ano – por enquanto. Vai executar os serviços de implantação da nova sede do Detran-ES, em Vitória. Bolada é de R$ 5.763.230,19, por oito meses de trabalho. Como podemos ver, a empresa de Braulino Silveira, primo do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), continua reinando no governo do Estado.
Poderosa II
Para quem não se lembra, o mesmo Iopes que contrata agora a Estrutural, outro dia a proibiu de participar de licitação com o poder público durante dois anos, devido a irregularidades, mas logo voltou atrás e, de quebra, com um presentão desse nas mãos.
Não consolidou
A jornalista Carminha Corrêa nem chegou a assumir a direção de Comunicação na Câmara de Vitória. Foi convocada por uma empresa francesa, com quem tem contrato, e não teve como abraçar o novo trabalho.
140 toques
“Aprovado PL que reforça Lei Maria da Penha: atendimento imediato e multidisciplinar às vítimas de violência sexual”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
PENSAMENTO:
“As pessoas transformam-se em máquinas de ganhar dinheiro. Ou de tentar ganhar dinheiro”. José Saramago