Não é de hoje que o presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES), Helder Carnielli, chama atenção do mercado político no sul do Estado. De uns tempos pra cá, tem sido presença constante no respeitado e influente jornal da região, A Palavra, seja em matérias ou publicidades pagas do Conselho. Um termômetro considerável. Helder é conhecido por lá. Nasceu em Afonso Cláudio e se formou engenheiro agrônomo no campus da Ufes de Alegre, onde foi presidente do diretório acadêmico e um dos idealizadores do famoso Festival de Alegre. Também já teve pretensões eleitorais, ao disputar, em 2010, a eleição para deputado estadual, pelo PSB. Mas, com apenas 2.406 votos, acabou na suplência. O resultado negativo se reverteria no ano seguinte, quando enfrentou a acirrada disputa pela presidência do Crea-ES. Helder venceu por uma diferença mínima do segundo colocado, o então secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela. Recentemente, foi reconduzido ao cargo, com 87% dos votos. O lustre na sua imagem nesses últimos anos, somado ao cenário desfavorável ao atual prefeito de Alegre, Paulo Lemos (PMDB), cria as condições políticas ideais para Carnielli. Alvo de uma extensa lista de denúncias e polêmicas, Lemos enfrenta forte resistência na Câmara de Vereadores, com CPIs que pedem seu afastamento do cargo. Carnielli, que pelo visto construiu uma estratégia inteligente, está com a faca e o queijo na mão.
Portas fechadas
Burburinho nos bastidores nesta sexta-feira (22) dão conta de uma reunião de “emergência” convocada pela secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, com auditores fiscais. Adivinha? Avisou que o governo não vai fechar o ano em repasses e pagamentos. Dezembro, esquece, disse ela. E o mantra se repete…
Parceria
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e o senador Ricardo Ferraço (PMDB) estarão juntos novamente nesta sexta-feira (22). O peemedebista é o convidado especial do evento promovido pela prefeitura, às 18 horas, sobre terrenos de marinha.
Só piora
Por falar em Luciano, o prefeito foi mais uma vez alvejado em sessão da Câmara de Vitória nessa quinta-feira (21). O vereador Marcelão (PT) criticou os cortes de recursos nos telecentros e diz que há dois meses tenta um encontro com o secretário municipal de Turismo, Leonardo Krohling, sem sucesso.
Nada mal
O especialista em artes e comunicação, José Luiz Gobbi, vai levar uma baba do governo do Estado. Foi contratado, sem licitação, para ministrar o curso “Qualificação Dinâmica de Gestores” para cinco turmas de servidores, durante seis meses. Preço: R$ 90 mil.
Holofote
Deputados que têm redutos no interior do Estado estão em polvorosa com o início da transmissão da TV Ales em seus municípios a partir de segunda-feira (25). O sinal chegará agora em São Mateus, Linhares, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim. Vai ser um show à parte.
Oba-oba
Teve rasgação de seda de sobra na solenidade realizada na Câmara de Vila Velha nessa quarta-feira (20), em alusão aos 480 anos do município. O prefeito Rodney Miranda (DEM) chorou as pitangas da crise, justificando sua péssima gestão; o presidente da Câmara, Ivan Carlini (DEM), tentou se autopromover como o “rei da economia”; e os vereadores homenagearam nada menos do que 74 pessoas.
Oba-oba II
Na lista, os políticos Amaro Neto (PPS), cotado como candidato à Prefeitura de Vila Velha; e os deputados federais Sérgio Vidigal (PDT), Paulo Foletto (PSB) e Lelo Coimbra (PMDB).
Oba-oba III
Outro a receber medalhas foi Aristóteles Passos Costa Neto, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon), setor que avança sob o município. Homenagem vai na contramão dos interesses da sociedade civil organizada. Que diga a polêmica do PDM!
Oba-oba IV
E, olha só, na categoria jornalista, o homenageado foi o próprio assessor da Câmara, Claudio Figueiredo (Caubi), um expediente no mínimo incomum.
Chamada
Vitória sedia, neste domingo (24), a XXII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba – Capítulo Espírito Santo, preparatória para a etapa nacional, que acontecerá em Recife, entre os dias quatro e seis de junho próximos. Entre os debates na mesa estão o “quase fim” do embargo imposto a Cuba por mais de 50 anos e o programa Mais Médicos. Será Sindicato dos Estivadores, das 8h às 13horas.
140 toques
“Muito feliz em poder apresentar bons resultados do nosso governo no ES para líderes políticos progressistas de todo o mundo”. (Renato Casagrande – PSB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Quem ronca não está dormindo”. Curtis L. Johnson