segunda-feira, janeiro 13, 2025
23.3 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

Nova chance

 

A denúncia sobre o posto fiscal virtual passou pela Assembleia Legislativa e o deputado estadual Gilsinho Lopes (PR/foto) perdeu o bonde. Embora tenha puxado o assunto lá atrás, como a coluna já fez questão de lembrar, não apareceu na hora que deveria, e quem acabou sentando na janelinha foi Euclério Sampaio (PDT). Aliás, dos 30 deputados, o único a levantar a questão na Casa. Agora, mais uma vez, estamos diante de outro caso em que Gilsinho foi protagonista, a nebulosa parceria do governo do Estado com o Instituto Sincades. Também lá atrás, o deputado fez um duro pronunciamento cobrando explicações sobre esta relação mais do que questionável, pontuando que a Assembleia não havia aprovado qualquer lei autorizando que parte do dinheiro dos impostos na área atacadista fosse destinada a uma entidade privada. Pois bem, Século Diário publicou com exclusividade que a Justiça suspendeu os repasses de dinheiro público ao Instituto Sincades. Na ação, tem o discurso do deputado de “cabo a rabo”. É mais um pepino em que o ex-governador Paulo Hartung surge como figura-chave. E, novamente, só Euclério fez cobranças. Gilsinho vai “mergulhar” de novo? 
 
‘Os caras’
Esta experiência do Instituto Sincades é muito interessante, para não dizer nada pior. A cultura do Estado simplesmente foi privatizada a um núcleo de comerciantes, que se sentem os donos do setor. A ponto de agirem com toda a arrogância de quem acha que está no pedestal – acha não, tem certeza. 
 
Cadê?
Por falar nisso, os deputados estaduais sabem mesmo é mexer com “peixe pequeno”. Todo mundo fez e aconteceu na hora de responder às críticas dos vereadores de Vitória sobre a atuação da Assembleia. Mas na hora que precisam assumir posição para defender os interesses da população capixaba, ninguém tem peito. 
 
Corporativistas
Ah, tem outra coisa que os deputados sabem fazer, sair em defesa de todos os colegas de plenário denunciados, não interessa o motivo. Efeito rabo preso, eu te protejo hoje, você me protege amanhã. 
 
A desejar
A sociedade civil organizada quer saber: por que algumas comissões da Assembleia trabalham e outras não? As de Justiça e Segurança Pública realizaram todas as reuniões até agora. Já as restantes uma…duas…
 
Inédito
A Transparência Capixaba finalmente agiu no andar de cima. Em nota, considerou as declarações do ex-governador Paulo Hartung sobre a inclusão de seu nome na denúncia sobre os gastos de R$ 25 milhões no posto virtual como tentativas de desclassificar a investigação, e saiu em defesa do Ministério Público Estadual. Também cravou: ninguém está imune a apurações de qualquer espécie. Gente, o que deu na Transparência?
 
De boas intenções…
Se os prefeitos da Grande Vitória percorreram as ruas alagadas dos municípios e áreas de risco nessa terça-feira (19) para de fato pensarem em medidas para conter os estragos das fortes chuvas no Estado, ok, ponto pra eles. Só para fazer cena à população, não vale. Os prefeitos anteriores também apareciam em dias de caos, fica o lembrete. 
 
Midiático
Sobre esse assunto, alerta especial para o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), que à frente da pasta estadual de Segurança saía às ruas todo paramentado de superdelegado e não fazia absolutamente nada para reduzir a criminalidade. Não custa nada atacar de aquaman com o mesmo propósito: mostrar serviço. 
 
Espertinhos…
Ainda no município, chega a ser engraçado o anúncio da Câmara de Vereadores de que vai devolver R$ 500 mil ao prefeito Rodney. O demista vai à Casa receber em mãos o cheque. Dizem os vereadores que é para “compensar as perdas de receita”. Em uma Câmara famosa por gastos fúteis e em excesso, quem cairá nessa? Há, há, há. 
 
140 toques
“Perdemos hoje [quarta-feira, 20] o cantor Emílio Santiago. Um dos maiores intérpretes da Música Popular Brasileira”. (Deputado estadual Marcelo Santos – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Nós fazemos uma política do cinismo ou uma política da esperança?”. Barack Obama 

Mais Lidas