terça-feira, agosto 12, 2025
19.9 C
Vitória
terça-feira, agosto 12, 2025
terça-feira, agosto 12, 2025

Leia Também:

Novo flerte

Que o deputado estadual Amaro Neto vai fazer de tudo e mais um pouco para sair do PPS sem perder o mandato não é novidade. Que ele mantém conversar com partidos interessados em abrigá-lo, também não. Mas parece que surgiu uma novidade. Não seria com o PTB que as conversas avançam, e sim com o DEM, resultado de interferências do presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço. O mercado político já dá conta de que esse namoro tem tudo para acabar em casamento, selado com a candidatura de Amaro à prefeitura de Vitória. A entrada dele no pleito muito interessa ao governador Paulo Hartung (PMDB), que é próximo do DEM, pois colocaria um novato e campeão de votos para rivalizar diretamente com o prefeito Luciano Rezende (PPS). Amaro, como se sabe, declarou guerra a Luciano e pretende sair do PPS por bem ou por mal. Mas ele precisa, para isso, de consentimento do presidente regional do partido. Se liberar Amaro, Luciano já pode considerá-lo seu concorrente. Se não, pode sair como algoz, dando condições ao deputado de posar de vítima. Como Amaro tem capital político e a simpatia do eleitorado, o tiro de Luciano sairia pela culatra. 

 
Na mão
Até mesmo porque, dizem que Amaro não terá dificuldades de conseguir, via Justiça, sair do partido sem perder o mandato. É mais um desgaste para a conta do prefeito. 
 
Pressão
Na sua missão de limpar o campo em Guarapari, o deputado estadual Edson Magalhães (PMDB) vai se valer das relações que mantém com o grupo de Hartung para colocar em prática a estratégia de demover o atual prefeito Orly Gomes (DEM), seu ex-aliado e agora inimigo declarado, de disputar a reeleição. 
 
Pressão II
Considerando o “jeitinho” Hartung de fazer política, já se pode até imaginar o que pode sair dessas investidas. Resta saber se Orly banca a bronca, custe o que custar. 
 
Interesses
Continua intensa a movimentação de secretários estaduais no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Notícias da Rádio Corredor apontam que passaram por lá, somente nesta quinta-feira (5), a secretária de Governo Ângela Silvares e o secretário de Transparência, Marcelo Zenkner
 
Legado
O ex-governador Renato Casagrande (PSB) lança no próximo dia 11, às 19h30, em Vitória, o livro “Estado Presente – em defesa da vida”, por meio da Fundação João Mangabeira, da qual é presidente. O livro é anunciado como “um importante relato da gestão socialista na área de segurança pública e paz social no Estado”. A conferir. 
 
Lista
Circula nos bastidores que o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain (PPS), ainda vai cortar muitas cabeças na pasta que acabou de assumir. Ele teria anunciado, inclusive, que precisa de 15 vagas para abrigar seu pessoal. Alguns, considerados bons servidores, já foram exonerados. Logo, logo aparecem os próximos. 
 
Engasgada
Causou mal-estar na cúpula da PM a mudança de comando na Casa Militar. É que, no lugar do coronel José Nivaldo Campos Vieira, Hartung nomeou para a função Daltro Antônio Ferrari Junior, que é tenente coronel  – o cargo costuma ser ocupado por coronéis. A cúpula também não sabia que Nivaldo deixaria o cargo, muito menos o motivo de sua saída. 
 
Engasgada II
A insatisfação será levada ao secretário de Estado de Segurança, André Garcia, nesta sexta-feira (6). Dizem que a cúpula não vai direto ao governador para não atropelar a hierarquia. Recado dado.
 
Nas redes
“Internet: proibido bloquear! A franquia de dados é uma invenção das operadoras para terem lucros ainda maiores”. (Deputado federal Helder Salomão – PT – no Facebook).
 
PENSAMENTO:
“Alguns são tidos como corajosos só porque tiveram medo de sair correndo”. Provérbio inglês

Mais Lidas