quinta-feira, abril 17, 2025
22.9 C
Vitória
quinta-feira, abril 17, 2025
quinta-feira, abril 17, 2025

Leia Também:

O arqueiro escalado

Caso o senador Magno Malta (PR) resolva apoiar o nome idealizado pelo governador Renato Casagrande ao Senado, o delegado Fabiano Contarato (foto), para contrapor-se ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB), chegaria ao eleitorado de baixa renda, que costuma sustentar Magno em suas eleições, para somar-se ao de classe média, advindo dos movimentos populares do Estado. Ao qual se atribui a capacidade de Contarato de conquistá-lo, por meio de contínuas intervenções com propostas que fazem parte de um ideário favorável ao surgimento de uma nova classe política. Atrair o Magno é também poder contar com uma oratória explosiva, principalmente quando o alvo é um personagem político que há alguns anos trama contra a sua sobrevivência política. No entanto, a entrada do senador nessa emboscada eleitoral para cima de PH dependerá de uma série de fatores, mas todos eles dependentes da troca de candidatura de Magno de governo do Estado para Presidência da República. O senador já vem se manifestando e agindo em favor da segunda opção.
 
 
Abrigo 
E nesse seu propósito, o senador Magno Malta está próximo de trocar o PR pelo PEN. A Nacional do PR negou aceitá-lo como o seu candidato à Presidência da República. 
 
Opção 
Ao trocar de candidatura, Magno Malta manifesta claramente que está em busca dos refletores para torná-lo um “popstar” nacional. Uma façanha que vai exigir muito à sua capacidade oratória, pois o PEN só tem um minuto e meio de TV. Mas há quem já diga ser o suficiente para ele ter um bom desempenho.

  

Opção II
Magno criaria também um reboliço nas formulações em andamento. Ajudará realmente Casagrande nessa ação para dar um nó no Paulo Hartung ou pode produzir no ex-governador condições de contra- atacar?  
 
Estratégico 
Do ponto de vista de estratégia, a fórmula Contarato idealizada por Casagrande para deixar Hartung vulnerável no processo eleitoral de 2014, pode também criar outras variantes. Até aquele da unanimidade, prevendo juntar, numa só chapa, Casagrande para o governo e Paulo Hartung para o Senado.  
 
Estratégico II
E outras mais. Dependendo, naturalmente, do comportamento de Hartung e do grau de sua resistência, que costuma ser pouca quando encontra pela frente alguém que seja capaz de enfrentá-lo. Ainda mais contando com Magno Malta entre seus atiradores.  O braço do Magno é pesado. 
 
Toma lá…
Estão em campo dois personagens, que são o governador Renato Casagrande e o ex-governador Paulo Hartung, que sempre se deram bem no jogo político. Sabem jogar tanto na defesa como no ataque.  
 
Dá cá
Basta ver o que os dois conseguiram, até agora, em matéria de êxito eleitoral. Com essa jogada do Contarato, estamos diante de uma manobra do governador Renato Casagrande ainda no pré-jogo eleitoral, que poder dar tanto “em Chico como em Francisco”, como diz o bordão. 
 
PENSAMENTO:
“A conciliação em política com uma facção leva ao distanciamento da outra”. Norman Mailer    

Mais Lidas