Sexta, 19 Abril 2024

O bicho pegou

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu envio de forças federais para reforçar o policiamento em algumas cidades do Brasil. O Espírito Santo não entrou na lista, mas do jeito que a coisa anda, seria bom o Tribunal Regional pensar em algo parecido para a disputa.



Mortes, prisões e armações políticas movimentam a reta final das eleições no interior do Estado. De distribuição de cerveja em comício que terminou com agressão à polícia, a assassinato de candidato a vereador, a situação no interior capixaba está ficando tensa.



Em Pinheiros, a Justiça teve que intervir no processo e, assim, como em outros municípios, foram proibidas aglomerações com mais de 20 pessoas, carreatas e comícios. Em Barra de São Francisco, uma guerra de família tem influído na eleição, e em Água Doce do Norte, um candidato a vereador foi assassinado.



Se externamente, a situação é complicada, internamente é ainda mais. Renúncias em cima da hora, panfletagem apócrifa, inseminação de urnas eletrônicas e uma enormidade de manobras para mexer com o pleito eleitoral. Em alguns casos, mudanças que devem gerar pleitos extemporâneos.



Essas coisas já aconteceram antes, e pelo jeito, devem se repetir ainda em outras disputas no futuro. Enquanto a confusão toma conta do cenário político e eleitoral, ninguém discute propostas paras as cidades, e quem perde com isso é o eleitor.





Fragmentos:



1 – Terminada a fase de debates, todo mundo se autointitula o grande vencedor da peleja. Mas será que o eleitor concorda com a visão dos candidatos?



2 – Algumas surpresas estão reservadas para as disputas municipais do interior do Estado, sobretudo naquelas cidades em que a eleição tem apenas dois candidatos. No caso do Espírito Santo, a maioria das prefeituras.



3 – Mas as surpresas não param na disputa majoritária. Alguns nomes que se consideram eleitos devem ficar fora das casas legislativas. Culpa da complicada matemática que envolve a eleição proporcional e das escolhas equivocadas dos presidentes de partidos, que foram para coligações pesadíssimas.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/