sábado, abril 26, 2025
25.5 C
Vitória
sábado, abril 26, 2025
sábado, abril 26, 2025

Leia Também:

O bombeiro

Desde que substituiu Paulo Roberto na Casa Civil, o secretário José Carlos da Fonseca Júnior, o Zé Carlinhos, tem batido ponto na Assembleia, sempre tentando buscar o melhor entendimento entre deputados e governo do Estado para manter a “harmonia” dos poderes. Zé Carlinhos tem conseguido ter um bom resultado nessa mediação.

Mas com a mudança no comando da Assembleia e as incertezas que rondam essa mudança – com a saída de Theodorico Ferraço (DEM) da disputa e a candidatura consolidada de Erick Musso (PMDB) ao cargo – seria melhor que Zé Carlinhos mudasse logo o endereço de seu gabinete para o Palácio Domingos Martins, na Enseada do Suá, onde funciona o Legislativo estadual.

Com a ascensão iminente de Erick Musso (PMDB) à presidência da Assembleia e a série de demandas e promessas que ele terá de cumprir com o plenário, será necessário um nome de experiência para auxiliar na mediação. Como Zé Carlinhos já vem se tornando aos poucos o 31º deputado, ele pode ser um importante aliado para o biênio 2017-2018, que promete reservar grandes emoções.

Além disso, em um plenário com José Esmeraldo (PMDB), Sérgio Majeski (PSDB) e agora Theodorico Ferraço (DEM) ferido, é bom ter um bombeiro sempre apostos para apagar os incêndios no plenário até a eleição do próximo ano. Com os deputados em busca de fortalecimento para a disputa, a pressão no plenário deve aumentar consideravelmente.

Erick terá muitos desafios, como a distribuição das comissões, a distribuição dos cargos, os projetos de desgaste para o governo e para os deputados para apaziguar, o atendimento das bases dos parlamentares, sobretudo do interior, entre outras demandas.

Neste sentido, a experiência e o bom trânsito de Zé Carlinhos podem ser fundamentais para ajudar o inexperiente Erick Musso na construção dessas costuras, sem que o selo palaciano se desbote no plenário da Assembleia.

Fragmentos:

1 – O presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM) vive repetindo a frase: “Manso como um pombo e prudente como a serpente”. E foi manso como um pombo que ele chegou ao encontro com o governador Paulo Hartung (PMDB) nessa quarta-feira (25). Dez minutos depois deixou o local tão manso quanto, o que assustou os presentes.

2 – O governador Paulo Hartung não anda muito feliz com o tratamento dispensado no PSDB, onde esperava ser recebido com tapete vermelho, mas percebeu que não era tão querido no ninho como acreditava ser.

3 – Enquanto o senador Magno Malta (PR) defende o esdrúxulo projeto “Escola sem partido”, que proíbe a discussão política nas escolas, o vereador Pastor Ailton (PSC) quer instituir na Serra a Semana da Conscientização Política. Ponto para o vereador.

Mais Lidas