Terça, 23 Abril 2024

O Dragão Chinês

 

No final dos anos 70 e início dos 80, a China iniciou seu ambicioso projeto para tornar-se uma das principais economias mundiais, sob o comando de Deng Xiaoping.  Sua reforma iniciou-se na agricultura, seguida da abertura para empresas estrangeiras se estabelecerem em seu território. Para o sucesso de suas ideias, antes de morrer ele afastou a ala conservadora, conduzindo Jiang Zemim e Zhu Rongii ao centro das decisões.
 
Como é típico da natureza humana, porém, denúncias de corrupção contra o governo chinês motivou uma onda de protestos, intensificados durante a visita do primeiro ministro soviético Mikhail Gorbachev, no dia 16 de maio de 1986. O dia 4 de junho ficou conhecido como o Dia do Massacre da Praça Tiananmen, quando centenas de civis, segundo os números oficiais, foram executados durante um protesto. 
 
Poucos fotógrafos foram autorizados a cobrir o evento, entre eles Jeff Widener, da Agência Associated Press, que produziu uma das mais conhecidas imagens do protesto. A foto foi tirada da varanda de seu quarto, no sexto andar do Hotel Beijing, a uma distância aproximada de 800 metros da cena, utilizando uma Nikon FE2, Fujifilm 100, equipado com uma objetiva 400 mm, foco 5.6, e um teleconverter TC-301. 
 
Um andar abaixo no mesmo hotel estavam os fotógrafos Charlie Cole, da Newsweek, e Stuart Franklin, da Magnum. Franklin produziu uma imagem mais aberta da cena, mostrando uma quantidade maior de tanques e o “Homem Tanque”, como ficou conhecido o anônimo que desafiou os tanques chineses. 
 
Franklin usou um estudante francês para mandar seu filme escondido em uma caixa de chá para fora da China, para ser publicada nos jornais de todo o mundo. Cole ganhou o World Press Award, e sua imagem foi considerada pela Revista Life em 2003, uma das 100 imagens que mudaram o mundo. 
 
A imagem da semana é “O Homem-Tanque”, do fotógrafo Inglês Stuart Franklin, da Agência Magnum, tirada no dia 4 de junho de 1989.
 
 
 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado prêmio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/