Segunda, 29 Abril 2024

O PIB do ES

 

Os discursos de posse dos novos prefeitos da Grande Vitória explicam por que os governadores são considerados os prefeitões da Região Metropolitana. Ok, existe a expectativa de cofres menos fornidos em vista das perdas de recursos federais. Mas todos eles - Luciano Rezende (Vitória), Rodney Miranda (Vila Velha), Audifax Barcelos (Serra) e Juninho (Cariacica) - se mostraram dispostos a ter o governador Renato Casagrande a seus respectivos lados e, assim, garantir os investimentos. Com essa vitrine, a Grande Vitória é o PIB do Espírito Santo, a liderança de Casagrande mais que se consolida. 
 
Gestos largos
 
Os primeiros dias dos novos prefeitos da Grande Vitória foram orientados por ações de impacto e visibilidade. Rodney Miranda, em Vila Velha, e Audifax Barcelos, na Serra, exoneraram comissionados; em Cariacica Juninho visitou PA. Luciano Rezende, em Vitória, mostrou-se mais comedido. Vamos ver no que vai dar esse gestual todo.
 
Recorde
 
Falando em gestos largos, o novo prefeito e Anchieta, Marcus Assad, bateu recorde no quesito. Como prometera na campanha, ele pegou no pesado e, logo após a posse, de terno e gravata, foi fechar a porta dos fundos da prefeitura. Menos, Assad, menos.
 
Coisa feia
 
Mas o feio mesmo foi o anúncio de redução de gastos, num movimento bem diferente daquele, alegre e eufórico, que se viu no período eleitoral. Tudo bem que Audifax, Luciano, Juninho e Rodney Miranda solicitaram algumas informações acerca da situação da máquina, no que, segundo eles, não foram atendidos. Mas, de qualquer forma, é difícil crer eles estavam por fora do que encontrariam pela frente.
 
Lista suja
 
E ninguém vai tocar mesmo no nome de Camilo Cola (PMDB), cujo Complexo Agroindustrial Pindobas foi incluído na atualização da Lista Suja do Trabalho Escravo?   
 
Eleições extemporâneas


A partir deste sábado (5) os candidatos que participarão das eleições extemporâneas (3/02) para prefeito de Guarapari, já podem pôr o bloco na rua. As campanhas já estão liberadas pelo TRE-ES. Ricardo Conde (PSB), Orly Gomes (DEM), Carlos Von (PSL), Edinho Maioli (PV) e Beth Hadad (PHS) já podem distribuir santinhos, fazer comícios e caminhadas ao som das inconvenientes peruinhas.O duro vai ser conquistar a atenção dos eleitores. Nesta época do ano Guarapari costuma voltar seu olhar exclusivamente para os turistas.  
 
Poupe água
 
A Corregedoria Geral de Justiça, na Enseada do Suá, em Vitória, não evita o desperdício, como diz a musiquinha da Cesan. Na manhã dessa sexta-feira (4), a calçada em frente era devidamente asseada com a água de uma mangueira que vinha do prédio da Corregedoria. E, isso, mesmo jorrando (!) notícias sobre falta d’água pelo Estado. Ô, gente, vamos poupar água, que já chegou o verão.
 
Carimbo
 
Ainda sobre as posses. A ausência do ex-governador Paulo Hartung à posse de Rodney Miranda mostra mais uma vez que o ex-secretário de PH quer imprimir marca própria à sua gestão.
 
Pobre Vila Velha
 
Falemos do presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (PR). O que passa na cabeça dele para dizer que sempre foi governista, nunca foi oposição? E ele deve achar bonito dizer isso. É muito despreparo para uma pessoa só. Chocante.  
 
140 toques
 
“Caraíva é show...”. Pelo twitter, a deputada estadual Lucia Dornellas (PT) dá mostras de que aproveitou muito bem as férias.
 
Pensamento
”O silêncio do povo é a lição do rei”. Abbé de Beauvoir

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/