Segunda, 29 Abril 2024

O show da vida

 

Nesses primeiros dias, ficou claro o espetáculo dos novos prefeitos, em especial Rodney Miranda (foto à esquerda), em Vila Velha, e Juninho (foto à direita), em Cariacica. O primeiro, numa canetada, exonerou mais de mil comissionados. Aí porém há duas coisas. Primeiro: nos indicados pelos vereadores ele não mexe. Segundo: o discurso do rigor que amparou a exoneração se contradiz quando Rodney anuncia que deve contratar outros 900 comissionados. Dá para entender? Já Juninho, com seu sorriso largo e jeitão de boa-praça, entrou o ano visitando PA, apertando mãos. Mas ainda não apresentou algo consistente.  Isso tudo pode dar em alguma coisa, mas pode dar em nada. Vejamos o que nos dirá o tempo.
 
Enquanto isso...
 
Não se vê alarde em Vitória e na Serra. Luciano Rezende tratou seu antecessor com cordialidade e toca a gestão com cautela. Audifax Barcelos, que tem carta patente de bom gestor pelo período em que foi prefeito (2005-2008), já está ciente do abacaxi que assumiu. 
 
Refresco
 
Aproveitando que é sexta-feira (4) e um ensolarado fim de semana se anuncia, Rodney Miranda bem que poderia dar um jeito nos chuveiros da Praia da Costa. Alguns, no feriadão de ano novo, não estavam funcionando, como o que fica na altura da saída da Avenida Champagnat e o em frente ao Hotel Hostess. Seria um favorzão ao banhistas.
 
Dos corazones
 
A nova ouvidora da Prefeitura de Vila Velha atende pela graça de Maria Jussara Iglesias. Mulher do Julio Iglesias? Não, naturalmente. Ela é mulher do ex-deputado estadual Délio Iglesias. O cargo era para ele, mas...
 
Dos corazones II
 
Corre nos bastidores que o Iglesias-marido está com broncas na Justiça. Daí, claro, para não perder a boquinha, emplacou a esposa. É preciso saber viver.
 
Luciano no Sambão
 
Na tarde desta sexta-feira (4), o prefeito de Vitória Luciano Rezende fez vistoria no Sambão do Povo acompanhado dos secretários das pastas relacionadas ao Carnaval: as secretarias de Segurança, Cultura e Turismo e Cidadania. Observou se está em cima para a folia. Essa foi a segunda vistoria. A primeira aconteceu no período de transição, em companhia de João Coser.
 
Quanta diferença
 
O Ticumbi de Conceição da Barra recebeu acolhimento vip da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para se apresentar em novembro, em Brasília, durante a abertura da exposição Arte Tribal Africana, composta por obras do Museu ÁfricaBrasil, de São Mateus. Foram de avião e se hospedaram em hotel. O Ticumbi escreveu carta ao secretário Maurício Silva e ao governador Renato Casagrande em agradecimento à atenção dispensada. Infelizmente a cultura popular capixaba não está habituada a tanto conforto. 
 
Quanta diferença II
 
Agora vejam por quê. No dia da apresentação do Ticumbi, agora em dezembro, na sua terra natal, Conceição da Barra, o tratamento foi completamente outro. O prefeito Jorge Donati se negou a dar foguetes ao grupo, artigo dos mais primários. Uma das mais importantes manifestações populares do Espírito Santo ainda se ressente da velha rixa entre a elite local e a cultura popular negra. Muito triste. 
 
Milagre
 
O Diário Oficial desta sexta-feira (4) registra mais uma parceria entre a Secult e o controverso Instituto Sincades. Desta feita, o objeto é a restauração do combalido Palácio Domingos Martins, no Centro de Vitória. O Sincades vai disponibilizar R$ 3 milhões para a recuperação do prédio. Finalmente uma verba bem empregada pelo Sincades.
 
140 toques


“3,63 milhões de carros emplacados em 2012. Foi o melhor ano das montadoras. Lógica perversa para a vida nas cidades. Mobilidade Urbana”. O prefeito reeleito de Colatina Leonardo Deptulski (PT) no twitter. Esperamos que ele transforme essa indignação de 140 toques em ações.
 
Pensamento
“Quando faço o bem, sinto-me bem. Quando faço o mal, sinto-me mal. Essa é minha religião”. Abraham Lincoln

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/