Quinta, 18 Abril 2024

Os números não mentem

 

A matéria (Taxa média de homicídios na gestão de Rodney foi a pior dos últimos 30 anos) publicada nesta segunda-feira (15) em Século Diário, tem a finalidade de esclarecer ao leitor-eleitor, que o candidato a prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), ao contrário do que tem afirmado por ai, não fez uma gestão positiva à frente da Secretaria de Segurança. 
 
Rodney tem dito ao eleitor e escrito no seu material de campanha que está preparado para enfrentar a violência em Vila Velha. Ele se refere à sua passagem pela Secretaria Segurança como uma experiência exitosa, que lhe conferiu o estofo necessário para reverter os índices de criminalidade em Vila Velha. 
 
Ora, durante os quase sete anos em que Rodney esteve à frente da Segurança estadual, mostrou que não teve competência para desempenhar a função. Pelo menos é isso que os números mostram. 
 
Enquanto os índices de homicídios disparavam, Rodney promovia ações midiáticas para dar a falsa sensação de que estava nas ruas enfrentando a criminalidade. Quem não se lembra do então secretário vestido de “Rambo”, desfilando pelas periferias da Grande Vitória numa imponente caminhonete importada?
 
As ações espetaculosas de Rodney de nada serviram para coibir a violência e fazer recuar os índices de homicídios no Estado – o mais alto das últimas três décadas (1980 a 2010), mas o ajudaram a consolidar uma imagem de homem destemido, corajoso, valente. Aquele que não tem medo de enfrentar a bandidagem. 
 
Em termos de espetáculo para a plateia assistir, parece até que “colou”, mas se avaliarmos os resultados das estatísticas...
 
No período (2003 a 2010) em que o então governador Paulo Hartung e o secretário Rodney Miranda comandaram as ações de Segurança Pública no Estado, quase 15 mil pessoas perderam suas vidas para a violência. O número é impressionante. É como se toda a população de Boa Esperança fosse riscada do mapa. Estamos falando de 15 mil pessoas, uma média de mais de 1800 assassinatos por ano. 
 
Diante de números tão retumbantes, que não são de Século Diário, mas do Instituto Sangari, que edita o Mapa da Violência – estudo que é hoje oficialmente usado pelo Ministério da Justiça -, é imperativo esclarecer ao eleitor canela-verde a verdade sobre o desempenho do candidato do DEM à frente da Segurança Pública. 
 
No comparativo com outros estados, que também ocupavam em 2003 (início da gestão de Rodney na Segurança) o topo da lista de mais violentos do País, se percebe claramente que o Espírito Santo andou na contramão da maioria deles. 
 
A matéria traz os exemplos de Pernambuco e Rio de Janeiro, que dividiam o topo da lista em 2003 com o Espírito Santo, que nessa época era o terceiro mais violento do Brasil. Oito anos depois, esses dois estados têm conseguido, ano a ano, reduzir suas taxas de homicídios. 
 
O Espírito Santo de Hartung e Rodney, porém, fez exatamente o caminho oposto, passou de terceiro para segundo colocado no ranking nacional de homicídios, e já permanece neste posto há mais de uma década. Os dados, que não nos deixa mentir, estão ai para quem quiser conferir. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/