Sexta, 29 Março 2024

Pagando a conta

Uma das primeiras ações do governador Renato Casagrande, ainda antes da posse, foi anunciar a cúpula da Segurança no Estado. Uma expectativa se criou no mercado político, já que o Estado vinha de um desgaste pela falta de políticas públicas nesta área durante os oito anos do governo antecessor.



O anúncio causou surpresa, mas não da forma esperada por Casagrande, afinal de novidade não tinha nada. O governador manteve a estrutura, com Ângelo Roncalli na Secretaria de Justiça e com ela Silvana Galina no Iases. Na pasta de Ações Estratégicas, ficou André Garcia, que veio com Rodney Miranda de Pernambuco e na Secretaria de Segurança, Henrique Herkenhoff, que era desembargador federal e abriu mão do cargo para assumir a pasta.



As ações da Secretaria de Segurança do governo do Estado são desastrosas. Basta lembrar da postura secretário mostrando pouca ou nenhuma preocupação  com uma manifestação dos estudantes na visita do vice-presidente da República Michel Temer a Vitória, depois de uma mais desastrosa ainda ação para tirar os Estudantes da rua. Manifestação ocorrida um mês depois de uma ação truculenta da Política Militar contra moradores de uma ocupação em Aracruz.



Agora acontece um escândalo envolvendo corrupção no Iases e Casagrande novamente vai pagar uma conta que não foi ele quem fez. Ao tentar proteger o grupo do ex-governador e não entrar em atrito com Hartung, Casagrande sofre os desgastes de mais uma situação já existente bem antes de sua chegada ao governo.



Para se livrar das dívidas, Casagrande terá que assumir uma postura mais enérgica. Essa história de Roncalli querer se apropriar de uma ação que vinha sendo investigada há muito tempo e dizer que foi ele que denunciou, não cola. A sociedade espera medidas enérgicas. Não é possível um esquema desses acontecer bem de baixo do nariz do secretário e ele só tomar providências agora.



Casagrande já foi avisado mais de uma vez sobre a necessidade de colocar um ponto final no desmando que existe na área da Segurança Pública do Estado. Colocar a culpa no tráfico de drogas e na desagregação da família para criminalizar a juventude pobre e negra enquanto os que deveriam recuperar os jovens se aproveitam da situação para enriquecimento próprio, não dá.



Fragmentos:



1 – Já tem gente fazendo piada com a história do escândalo do Iases, envolvendo o candidato do PDT à corrida eleitoral em Colatina. Há quem diga que o prefeito Deptulski já está preparando a festa “Dá Vitória”.



2 – É... Mas é preciso ter cuidado, porque o petista também não tem uma imagem tão imaculada e tem problemas na área de transporte, saneamento e energia, que já estão causando muito desgaste.



3 – Politicamente, também não é tudo festa. Se for necessário uma substituição na chapa da oposição o nome no lugar de Da Vitória pode ser mais forte que o titular. O grupo pode escolher um coringa. Não é, Cirilo de Tarso (PSD)?

 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/