sexta-feira, abril 25, 2025
23.9 C
Vitória
sexta-feira, abril 25, 2025
sexta-feira, abril 25, 2025

Leia Também:

Para aonde vai o PT?

A afirmação do ex-prefeito de Vitória e atual Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, João Coser, de que não vai disputar a eleição de 2016, coloca nos meios políticos a seguinte indagação: para onde vai o PT?  Coser faz apontamentos de possibilidades de disputa com a ex-deputada federal Iriny Lopes e de seus ex-secretários, de Desenvolvimento da Cidade, Kleber Frizzera; e de Saúde, Luiz Carlos Reiblin
 
Iriny vai para o governo federal. Depois de seu desempenho bem abaixo do esperado na eleição de 2012, ela que é suplente da bancada parece não estar disposta a mais uma vez carregar o partido para a disputa municipal. Quanto aos ex-secretários municipais, se essa história se efetivasse mesmo, eles dependeriam do empenho do próprio Coser, já que são mais ligados à imagem do ex-prefeito do que do partido, propriamente. Isso na visão do eleitorado de Vitória. 
 
A ideia de que Coser não disputa por causa da crise do PT deve ser melhor discutida. Se é o medo do desgaste seria uma desistência antes mesmo de entrar no ringue, deixando o adversário nacional, o PSDB, com todo o campo para a disputa. Não deveria, neste caso, ter o PT um candidato para fazer o contraponto, a defesa do projeto partidário nacional?
 
Se o PT ficar fora da disputa, resta saber a quem Coser emprestará seu capital. Mesmo com a crise do PT, o histórico do partido com a cidade lhe dá um certo lastro para a disputa. Nos bairros ainda há um nível de confiança no partido que pode manter o PT no jogo. 
 
A proximidade de Coser com o governador Paulo Hartung (PMDB) sugere que o petista vai emprestar seu capital a um dos nomes colocados como candidatos do governador. Como o PSDB é adversário nacional, dificilmente o ex-prefeito caminharia com o candidato tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas. Já com Lelo Coimbra (PMDB), a conversa é mais fácil. 
 
Mas isso leva a outro questionamento. Estando Luiz Paulo com uma expectativa de ser o nome mais competitivo para a disputa, o grupo de Hartung vai manter a candidatura do peemedebista até o final? E outra, com Hartung de malas prontas para o PSDB, como fica a relação com Coser?
 
Fragmentos:
 
1 – A Folha de S. Paulo publicou a relação das promessas não cumpridas dos governadores eleitos em 2014 e o governador Paulo Hartung não está nela. Justo, afinal, Hartung que se elegeu sem fazer promessas, apenas atacando o antecessor. 

 

2 – O Escola Viva é o único projeto que realmente fez parte da campanha e funciona com um piloto, arrancado a fórceps da Assembleia a contragosto da comunidade escolar. Mas o projeto deve se expandir para o próximo ano e haverá ainda mais pressão para que a iniciativa ganhe ares de grande marca do governo Paulo Hartung

3 – Pelas contas do vice-governador César Colnago, se Ricardo Ferraço e  Paulo Hartung vão disputar o Senado no próximo ano, como fica a situação de Magno Malta? Ele não era aliado até agora?

 

Mais Lidas