Quinta, 25 Abril 2024

Para o alto e avante

 

Brasil e Estados Unidos até hoje não conseguem se entender quando o assunto é quem voou pela primeira vez, ou quem é o pai da aviação. Os americanos acreditam ser os irmãos Wright, no dia 17 de dezembro de 1903; nós, brasileiros, claro, temos certeza de que foi Alberto Santos Dumont, a bordo do 14 Bis, no dia 23 de outubro de 1906. Uma réplica do 14 Bis está no Museu Guggenheim, em Washington, DC.
 
Pequenos detalhes entre as duas façanhas causam toda a confusão de quem primeiro foi ao ar em um mais pesado que o ar: os irmãos americanos com a ajuda de uma catapulta para sair do chão, o brasileiro levantando voo sozinho. Na fotografia, porém, ninguém contesta, o fotógrafo Nadar, a bordo do Le Géant, tirou a primeira fotografia aérea, inspirando o escritor Jules Verne no livro “Cinco Semanas em um Balão”.
 
Seguindo os passos de Nadar, a agência inglesa Aerofilms se dedica à fotografia aérea desde 1919. Fundada por Francis Wills e Claude White, esse último um aventureiro apaixonado por aviação e fotografia, é responsável pelo primeiro voo noturno,  em 1910.
 
Durante todos esses anos, a Aerofilms aculou um magnífico arquivo com mais de 1.26 milhões de negativos de imagens da Inglaterra e outros países mundo a fora, de significativa importância, não apenas documental, mas também de interesse ambiental, já que desde essa época tem documentado as mudanças climáticas, e também devido ao caráter de sua atividade.
 
A Aerofilms se tornou a principal agência de fotografias aéreas do mundo desde o momento em que se tornou a agência oficial do exército inglês durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Começou revelando filmes, tornando-se e mais tarde a principal agência do governo.
 
 
 
A imagem da semana é Frank Sinatra e Ava Gardner, fotografados pelo fotógrafo francês Robert Doisneau, em 1951.



 


Glauco Frizzera é fotógrafo, com mestrado em Fotografia pela Barry University. Mestrando em Business and Administration, e vencedor do prestigiado premio Photoshop Guru Award. Visite o site www.glaucofrizzera.com. Para entrar em contato com a coluna, envie email para:

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/