Segunda, 29 Abril 2024

Parceria rentável

 

O prefeito eleito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), garantiu que contemplaria em sua gestão os partidos que o apoiaram na eleição de outubro. Mas até agora, dos secretários que têm filiação partidária, predomina o PSB, do governador Renato Casagrande. O ninho socialista emplacou dois nomes: Sérgio Sá, na Habitação, e Cleber Guerra, no Meio Ambiente. Não tem como ignorar também nesse campo as articulações para fazer o vereador Serjão Magalhães (PSB) o presidente da Câmara. Já o PP cravou a vaga para Alex Mariano, da pasta de Serviços. Não que seja exagero contemplar o PSB, afinal, se não fosse Casagrande garantir o PP e PR na aliança com Luciano, o caminho para a eleição seria inviável. Mas o PR, que também teve participação fundamental na disputa, e tem o vice-prefeito, Waguinho Ito, ainda não saiu do mesmo patamar. Mais do que a matemática das vagas e partidos, porém, o que transpira desses movimentos são os fortes laços políticos consolidados entre o governador e Luciano Rezende. Esses mesmos laços, por outro lado, deixam no ar que o afastamento do prefeito eleito ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB) parece definitivo. A dobradinha Casagrande x Luciano virou um marco político. É uma aliança feita para render, agora e no futuro.
 
O que esperar?
A propósito, Cleber Guerra é considerado um quadro com boa reputação e experiência técnica, mas ao contrário do que se esperava, não é propriamente ligado à questão ambiental. E, provavelmente, não serão ele e o prefeito eleito aqueles que quebrarão a tradicional inibição e omissão para tratar do principal problema ambiental de Vitória: a poluição do ar. Adoraria me enganar. 
 
Bonde lotado
Já que o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PPS), até agora não conseguiu lograr êxito na sua empreitada para ser diplomado, os meios políticos do município permanecem no alvoroço. Já são oito candidatos cotados. Pelo jeito, não vai dar pra quem quer. 
 
Reação
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não acolher o recurso do prefeito eleito em Pedro Canário, Wilson Fioroti (PSB), mexeu com os nervos dos militantes do partido. Nota de agravo que circula na rede levanta a bola de Fioroti e conclama o povo a protestar. 
 
Às moscas
Nem precisava do presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), publicar ato suspendendo o expediente na próxima semana (26, 27 e 28), com a justificativa de necessidade de intervenção e manutenção do reservatório de água que abastece o prédio da Casa. Alguém em algum momento achou que a Assembleia funcionaria nesse período?
 
Então é Natal...
Começou a temporada das caixas de emails ficarem cheias por conta dos cartões de Natal enviados por Deus e todo mundo, de quem não temos a mínima intimidade. Os políticos aproveitam. 
 
Domínio
Fernando Camargo, empresário capixaba, tem sete emissoras de TV afiliadas da Rede Globo. Ele é proprietário da Inter TV. No Rio de Janeiro, cobre 73% dos municípios; em Minas Gerais domina 74% da cobertura, e no Rio Grande do Norte tem a Inter TV Cabugi, que cobre nada menos do que 90% do Estado. 
 
Engajados
Iniciativa dos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado (Ufes), debate realizado na noite dessa quarta-feira (19) fez um balanço do processo eleitoral deste ano. Participaram o editor de Conteúdo de Século Diário, José Rabelo; o cientista político Mauro Petersen, e o sociólogo Odmar Nascimento, do PSB. Resultado foi pra lá de positivo.
 
Segue...
Entre os assuntos em destaque, a constatação de fortalecimento do governador Renato Casagrande e encolhimento de seu antecessor, Paulo Hartung (PMDB), e ainda as frustrações registradas no primeiro ano da Lei da Ficha Limpa, com eleições de candidatos com históricos , digamos, nada limpos. 
 
140 toques
“No início do governo, Casagrande, sem ouvir o povo, disse que o ES não precisava de UPPs como o Rio. Agora caiu na real. Antes tarde do que nunca”. (Vereador de Vila Velha – João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"Em política é preciso curar os males e nunca vingá-los". Napoleão III

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/