terça-feira, março 25, 2025
24.4 C
Vitória
terça-feira, março 25, 2025
terça-feira, março 25, 2025

Leia Também:

Passaram longe

 
Desde que o impedimento de Dilma foi considerado irreversível, o governador Paulo Hartung (PMDB) e a bancada capixaba fizeram das tripas coração para tirar uma casquinha do governo Temer. Uns mais, outros menos, todos tentaram aparecer bem na foto. Os trâmites do processo na Câmara e no Senado acabaram, a petista foi afastada, e o então vice-presidente Michel Temer (PMDB) assumiu o cargo nessa quinta-feira (12). Muito discurso e o tão esperado anúncio dos nomes de seus ministros, reduzidos agora a 23 pastas. Nem sinal dos representantes do Estado. Nem de raspão. Os mais “notáveis” nas tentativas: Hartung passou uns dez dias imprensa local e nacional como cotado para assumir o Ministério da Fazenda; o deputado federal Carlos Manato (SD), depois do afastamento Eduardo Cunha (PMDB-RJ), praticamente se colocou em condições de assumir a presidência da Câmara; Evair de Melo (PV), o novato, jogou confete na própria cabeça ao dizer que disputava a vaga do Ministério de Meio Ambiente com Sarney Filho (PV-MA), o dono da cadeira; e muitos disputaram a todo instante o título de mais íntimo do novo presidente. Aí você pensa que acabou e se depara com uma nota na coluna Giba Um, em A Tribuna, nesta sexta-feira (13), sobre a senadora Rose de Freitas (PMDB): (…) se não estivesse se recuperando [saúde], provavelmente poderia ocupar um ministério do novo governo”. Muito auê e tal, mas no conjunto da obra, sinceramente, não vi ninguém levando vantagem.
Festas
Hartung segue com seu ritmo intenso de inaugurações Estado afora. Nessa quinta-feira (12) fez festa para entregar uma nova quadra esportiva na comunidade de Pedro Rigo, em Conceição do Castelo, onde também assinou ordem de serviços e etc. Já neste sábado (14), às 10 horas, posará ao lado do prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho (PDT), para o oba-oba do polêmico viaduto construído na cabeça dos moradores, no Centro. 
Acomodação
Exonerada do cargo de secretária de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, a arquiteta Ana Márcia Eller está agora na Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) como assessora técnica. A saída dela da gestão Rodney Miranda (DEM) foi alvo de críticas, pois seria uma troca por motivações políticas. No lugar dela, um quadro técnico e da área, entrou Marcelo de Oliveira, filho do ex-deputado estadual Nilton Baiano (PP). 
Vespeiro
O vereador de São Mateus (norte do Estado), Eneas Zanelato (PT), também quer mexer com o esquemão dos táxis. Ele apresentou projeto propondo o fim do que ele chama de farra das concessões de placas no município. Não há regras para as concessões, nem licitação, o que contempla, segundo o vereador, “os amigos do rei, principalmente em ano eleitoral e em final de governo”. Para bom entendedor…
Rende, né?
Ainda estamos em maio de 2016, mas a Assembleia Legislativa já tratou de garantir a continuidade dos trabalhos das CPIs da Máfia dos Guinchos e da Sonegação de Tributos lá para 2017. Muito pano pra manga ainda, além de holofotes.
Composição
O deputado estadual Hudson Leal (PMN), que anunciou sua candidatura a prefeito em Vila Velha há um mês, está em plena movimentação para fechar alianças. Quem vai?
Novo endereço
O deputado federal Max Filho (PSDB) mudou o local de suas tradicionais reuniões de segunda-feira, realizada há anos na Prainha. A partir do próximo encontro, no dia 16, às 19h30, passarão para o Cerimonial Bels's, Centro de Vila Velha.
Bike Vitória
O prefeito Luciano Rezende (PPS) e seus parceiros no projeto de compartilhamento de bicicletas na Capital querem colher os louros da iniciativa. Vai ter festa de lançamento das 20 estações do sistema neste domingo (15), às 8h30, na Praia de Camburi, com shows e tudo mais. A vitrine já está arrumada.
Reação
Diante das evidências de que o governo do Estado, o Ministério Público Estadual (MPES) e a Assembleia Legislativa trabalham pela formalização de mais um Termo de Compromisso Ambiental com as poluidoras Vale e ArcelorMittal, a Juntos –SOS Espírito Santo Ambiental circula postagem no Facebook. “Capixaba, diga não”, diz a entidade, destacando que TCA representa a liberação da poluição. 
Nas redes
“Nestes 40 meses de mandato contratamos 80% das obras de drenagem e pavimentação de ruas que faltavam. Quase deu para fazer 100% em apenas um mandato (…) Mas sabe o que é triste? Não fizemos tudo por causa da oposição na Câmara Municipal, que teima em remar contra a maré e atrapalhar tudo o que a gente faz ou tenta fazer”. (Prefeito de Baixo Guandu, Neto Barros – PcdoB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O que é mau na moral, mau é também na política”. Jean-Jacques Rousseau

Mais Lidas