segunda-feira, janeiro 13, 2025
25.5 C
Vitória
segunda-feira, janeiro 13, 2025
segunda-feira, janeiro 13, 2025

Leia Também:

Passo torto

   Foto: Tati Beling/Divulgação Ales 

Este ano, o vice César Colnago (PSDB) quebrou a cara nas duas vezes em que fez o jogo do governador Paulo Hartung (PMDB). Em maio, Hartung transmitiu o governo para Colnago às vésperas da prestação de contas a fim de evitar o desconforto de um confronto com o deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB). Sobrou para Colnago. A troca de gentilezas entre os tucanos foi dura e abriu um doloroso talho no ninho. Uma nova ferida foi aberta pelas filiações do secretário de Agricultura, Octaciano Neto, e do diretor do DER, Enio Bergoli, agora para tentar garantir o PSDB no arco palaciano de alianças em 2018. Hartung escolheu o homem certo na hora errada: o PSDB é um ninho de tensão e embates, sejam nacionais, sejam locais. Deu no que deu. Conhecido pela habilidade e aptidão na costura de interesses divergentes, Colnago saiu do eixo e seguiu o caminho da imposição e da truculência. Trocou a maciez do diálogo pela força da coação. Agora paga um preço alto.

 
Tenso
Na sessão desta terça (10) na Assembleia, o ex-líder do governo Gildevan Fernandes (PMDB) tentou cutucar o crítico-mor de Hartung: “Passo a palavra ao deputado Sérgio Majeski, que é do PSDB 2”. O revide veio curto e grosso: “Eu sou da parte boa do PSDB”. Pano rápido.

Sebo nas canelas

Domingo (8) Enio Bergoli participou dos nove quilômetros da Corrida Faesa, em Vitóra. Corre, mesmo, Enio. Corre porque, depois do quiprocó da filiação às escuras ao PSDB semana passada, o que tem de gente querendo te pegar na curva não é brincadeira. Vai, Enio!

 
Aliás…
Vamos combinar que essa mudança de alçada de algumas obras estaduais da Setop para o DER, a exemplo do projeto de túnel subaquático entre Vitória e Vila Velha, não tem outro fim que não dar aquela bombada na imagem de Bergoli. Mais velho que andar para frente.
 
Algozes
Em São Mateus, o grande algoz do prefeito Daniel da Açaí (PSDB) é o presidente da Câmara, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB), ligadíssimo ao ex-prefeito Rui Baromeu. Os dois fazem dobradinha na tarefa de desmontar Daniel. Carlos Alberto, aliás, estão com o terno de posse passadinho. 
 
Algozes II
Outra figura muito ligada a Rui Baromeu, Enivaldo dos Anjos (PSD) para cima de Daniel da Açaí na sessão desta terça (10) na Assembleia. Já Freitas (PSB), outro crítico de Daniel, preferiu ficar quieto. Na verdade, ele deixou a missão para o colega de partido, Bruno Lamas, que também sentou o sarrafo em Daniel. 
 
Atiradores de elite
O secretário da Cultura João Gualberto sentiu na pele o que é discordar do governo Paulo Hartung.
 
Marcação cerrada
O embate entre a senadora Rose de Freitas (PMDB) e Hartung pelas atenções do governo federal se repetiu nesta terça (10) em Brasília.  O ministro dos Transportes, Maurício Quintela, assinou ordem de serviço para a duplicação da BR-262 entre Viana e Victor Hugo (Domingos Martins). Rose foi e, do lado do governo, César Colnago também.
 
Emendas
As denúncias contra o presidente Michel Temer (PMDB) estão rendendo bem em matéria de emendas para o deputado federal Marcus Vicente (PP).
 
Alergia coletiva
A tinta usada na pintura do Juizado Especial Criminal, em Bento Ferreira, virou alvo de chacota entre os funcionários do local. É que, de tão chinfrim, está causando ataques de alergia. Só rindo mesmo.
 
Agora é pago
A empresa Velozo Park venceu a concorrência para a gestão com cobrança do estacionamento do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), da Prefeitura de Vitória, na Enseada do Suá. A concessão vale até setembro de 2022.
 
Pensamento
“Eu acredito que, nos últimos 50 a 60 anos, os economistas se dedicaram ao estudo de criaturas fictícias. Eles podiam muito bem ter estudado unicórnios”. Richard Taler, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2017 

Mais Lidas