Quinta, 25 Abril 2024

Pelas beiradas

O ex-governador Paulo Hartung (PMDB/foto) demonstra desenvoltura em aproveitar a brecha deixada por Renato Casagrande na eleição deste ano, diante da dificuldade do socialista de assumir candidatos - tanto para preservar o leque de apoio de 16 partidos, quanto pelo fato de o PSB ter o maior número de candidatos a prefeito. No momento em que Hartung deveria estar recolhido, por conta das graves denúncias que atingem seu governo, consegue convergir holofotes em seu favor, com movimentações em municípios estratégicos. Como é o caso de Vitória, onde entra em barca premiada, com a candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas, e agora em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), pegando carona na subida do prefeito Carlos Casteglione (PT) na disputa. Ambos com chances de Vitória. A estratégia bem feita utilizada por Hartung tem garantido a ele visibilidade, enquanto Casagrande, embora muito cobiçado e com palanques de peso na mão, ainda ensaia tímidos e poucos apoios, entrando até agora, mesmo assim devagar, apenas na eleição em Vila Velha. Pelo andar da carruagem, se Casagrande não souber aproveitar a vantagem, será engolido pela astúcia de Hartung. O tempo corre. 

 

 
Duas medidas
A propósito, o apoio de Hartung ao prefeito petista, se de fato renderá lucros, só saberemos depois do resultado das urnas, em 7 de outubro. O que é diferente no caso do deputado federal Camilo Cola (PMDB). Embora conhecido por se utilizar de seu poder econômico para levar mandatos em Brasília, em Cachoeiro, Camilo representa votos. Esses certamente serão contabilizados para Casteglione. 
 
Ops!
Ainda no município, chamou atenção na festança realizada na noite dessa segunda-feira (3) por lá, com mais de mil pessoas, o discurso do vice-governador, Givaldo Vieira (PT). Disse que estava no evento representando Casagrande, que apoia Casteglione. Detalhe: o PSB do governador está com Glauber Coelho (PR). Por que será que Givaldo nunca fala por si só? Não tem expressão?
 
Ops II!
Por falar nisso, virou moda anunciar apoios em nome do governador Renato Casagrande. A lista de episódios semelhantes já é extensa. 
 
Opostos
A eleição em Vitória, aliás, mostra bem a diferença entre o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e o senador Magno Malta (PR) na escolha de palanques eleitoral. Um só entra candidatura moleza. Já o outro não considera favoritismo fator determinante para selar apoio. São dois extremos. 
 
Opostos II
Hartung está com Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), candidato forte na eleição e que lidera as pesquisas divulgadas até agora. Enquanto Magno Malta abraça uma situação difícil, que é alavancar a disputa em favor de Luciano Rezende (PPS), no esforço de levar a disputa para o segundo turno. Nesse caso, entre o tucano e o deputado estadual. 
 
Não sustentou
A queda nas pesquisas do tucano José Serra na disputa pela prefeitura em São Paula deixa o PSDB em alerta. Serra saiu na frente, mas já foi ultrapassado pelo candidato do PRB, Celso Russomanno, e alcançado por Fernando Haddad (PT) – o petista e Serra estão agora empatados tecnicamente. Não significa, porém, que o resultado tenha efeito dominó nas demais capitais, mas vale o registro. 
 
Rápida no gatilho
A deputada federal Rose de Freitas (PMDB) veio rapidamente ao Estado, para apagar incêndio na eleição de Santa Maria de Jetibá (região serrana). Conhecida por emplacar emendas federais e melhorias no município, se valerá de seu prestígio para levantar a candidatura de Lorival Berger (PSB), que aparecia em desvantagem na disputa. Ao que parece, já surtiu efeito. 



Bola fora
O governo Renato Casagrande está muito mal nessa história do Museu ÁfricaBrasil, em São Mateus (norte do Estado), idealizado pelo jornalista e historiador Maciel de Aguiar. Enquanto o Estado não se empenha em manter o espaço em solo capixaba, o Ministério da Educação faz de tudo para levar o museu para Salvador. O governador da Bahia Jacques Vagner, ao contrário, não quer perder tamanha oportunidade. Ainda dá tempo de reverte o jogo, Casagrande!
 
140 toques
“A velha prática do autoritarismo de cercear a liberdade de expressão vem à tona nestas eleições com Luiz Paulo”. (Candidata do PT, Iriny Lopes, no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A política não se faz com discursos, festas populares e canções; ela faz-se apenas com sangue e ferro”. Otto Bismarck

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/