Sexta, 26 Abril 2024

Pingos nos is

Não é correto achar que o governador Renato Casagrande botou limite no presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM). Não mesmo. Nesse episódio em que Ferração atacou o Executivo, após ver frustrada a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reeleição, antes do pleito de outubro, Casagrande deu ao deputado a importância que ele tem na política capixaba: força mediana. Theodorico é, realmente, uma liderança que flutua entre o andar de cima e o de baixo. Além disso, vez por outra ataca a quem homenageou há pouco, como as velhas raposas no trato com o meio em que vivem. O governador simplesmente não o elegeu como seu adversário. Muito menos inimigo. Estão em degraus diferentes. 



A propósito

Talvez Ferração ganhasse mais mirando os olhos na disputa de Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado), onde precisa reforçar a candidatura de seu pupilo, o deputado estadual Glauber Coelho (PR), que já anda para ser apertado por seu adversário, o prefeito Carlos Casteglione (PT).
 
É por ai
No ninho tucano, já há quem sinta que o ex-governador Paulo Hartung (PMDB) pode tirar votos, em vez de dar. 
 
Quem leva?
Ainda paira muita dúvida no ar sobre a direção do deputado estadual José Esmeraldo (PR) na eleição que se aproxima em Vitória, onde é dono de um bom lote de votos. Vai pesar as relações do deputado com o PT, que sempre o prestigiou e ainda lhe deu o comando da secretaria municipal ocupada por seu filho, ou a decisão do PR, que apoia o candidato do PPS Luciano Rezende? Palpite: devem prevalecer as relações com o  PT. 
 
Quem leva I?
E o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB), hein? Nem ata, nem desata na definição de seu apoio em Vila Velha.
 
Já vi esse filme
Com relação ao excelente desempenho no pleito deste ano do prefeito de São Mateus (norte do Estado), Amadeu Boroto (PSB), registrado pelo Instituto Futura, vem de lá a lembrança das últimas eleições disputadas pelo ex-prefeito Rui Baromeu, que tinha como vice o mesmo Boroto. Baromeu desfrutou de pesquisas do Instituto Futura que o indicavam como favorito até os 45 minutos do segundo tempo. Mas perdeu a disputa. Vale o registro.  
 
Fechou-se o cerco
Em Baixo Guandu (noroeste do Estado), o presidente da Câmara de Vereadores, Juscelino Henck (PRP), terá que prestar informações, no prazo de dez dias, sobre os salários dos vereadores e servidores da Casa. Determinação atende à decisão judicial concedida em Ação Civil Pública da Defensoria Pública do Estado, que investiga existência de funcionários fantasmas e recebimentos extras. 
 
Segue...
A ação foi a medida encontrada pelo defensor Vladimir Polízio Júnior para obter as informações, já que tanto Juscelino, quanto o prefeito do município, Lastênio Cardoso (PSDB), se negaram a fornecê-las. O presidente da Câmara, agora, responderá por improbidade administrativa, correndo o risco de se tornar inelegível. Juscelino é candidato à reeleição. 
 
Honras da casa
Tatiana Seabra de Mello foi selecionada entre 548 inscritos para participar da Bienal Naif do Brasil, que começa nesta quinta-feira (9) em Piracicaba, São Paulo. Com uma obra exposta, representará o Estado na categoria ingênua, espontânea e instintiva, concedida de maneira autodidata. 
 
140 toques
“Placas em local proibido por lei: Arnaldinho Borgo e Raimundo Bispo! Dentro do Parque Natural Municipal de Jacarenema. Alô, MP eleitoral!”. (Deputado estadual Cláudio Vereza – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O problema do menor é o maior”. Carlito Maia

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/