quinta-feira, dezembro 5, 2024
24.9 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 5, 2024
quinta-feira, dezembro 5, 2024

Leia Também:

Poder de fogo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar os contratos de limpeza pública em Aracruz, norte do Estado, coloca o futuro do prefeito Jones Cavaglieri (SD) nas mãos do presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho (Rede). Apesar de compor a base governista do legislativo municipal e, inclusive, ter articulado nessa semana a composição do colegiado também com aliados, Alcântaro virou um personagem com poder de fogo político. No desenrolar da investigação, que mexe com o principal calo no sapato do prefeito, o presidente da Câmara poderá decidir por dois caminhos. Ou conduzir a CPI numa direção que garanta salvar a pele de Jones, o que exigirá manobra, já que a situação não é nada favorável e qualquer pisada em falso pode respingar na própria Câmara; ou deixar a investigação de fato rolar, imprimindo desgaste ao prefeito e sua gestão. Uma condição que deixa Jones, inevitavelmente, dependente de Alcântaro, um político novato no município, mas já considerado um potencial concorrente ao executivo no futuro. O presidente da Câmara chegou a se colocar na disputa de 2016 à prefeitura, mas adiou o projeto após articulação que o colocou no palanque de Jones. Agora, com a CPI, encontra campo vasto para se consolidar ainda mais no cenário local. Como ele equilibrará os interesses, é a pergunta que não quer calar.
Bolada
Por enquanto, o que se percebe é uma tentativa de ampliar a investigação para a gestão passada, tirando da mira o X da questão, que é o contrato em vigor com a SA Serviços de Limpeza e Soluções Ambientais, pela bagatela de R$ 2,49 milhões por mês. A empresa foi escolhida em processo controverso de seleção, realizado antes do fim do vínculo com a Corpus Saneamento e Obras Ltda, que recebia pelo mesmo serviço R$ 1,64 milhão.
Ninguém segura
O motivo, em números, de alguns deputados estaduais abrirem fogo contra o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Vandinho Leite (PSDB). O programa OportunidadES, em apenas quatro meses, já ofereceu 40 mil vagas em cursos presenciais e na modalidade on-line. Até dezembro próximo, a meta é aumentar em 17 mil vagas. Se isso tudo for revertido em votos para a eleição de 2018, hein…
Ninguém segura II
Vandinho, como se sabe, é candidato à Assembleia no próximo ano e tem assustado atuais donos de cadeira, que berraram nessa semana na Casa. Em 2014, Vandinho foi um dos mais votados à Câmara dos Deputados, com 86.506 votos, mas ficou de fora pela regra da coligação. Quer dizer, vai colocar deputado para suar a camisa…
De volta
O vice-governador César Colnago (PSDB) retomou suas atividades nesta sexta-feira (15), após afastamento por conta de uma cirurgia no intestino, que acabou o levando a São Paulo. O tucano não só despachou no Palácio Anchieta como participou do evento de 50 anos da Cesan, em Vitória.
Repeteco
As ações da prefeitura de Vitória contra a única voz de oposição da Câmara, Roberto Martins (PTB), repetem o modus operandi aplicado ao ex-vereador Reinaldo Bolão (PT) na legislatura passada. É o jeitinho Luciano Rezende (PPS) de ser.
Repeteco II
Depois de exonerar aliados de Martins da Casa, o prefeito em exercício, Sérgio de Sá (PSB), vetou integralmente o projeto de Martins que proibia homenagens em logradouros públicos e escolas a pessoas consideradas historicamente violadoras de direitos humanos e, também, a políticos condenados por corrupção. A proposta havia sido aprovada por unanimidade na Câmara.
Presenças
Os deputados federais Helder Salomão e Givaldo Vieira e a ex-ministra Iriny Lopes, petistas, prestigiaram a II Feira de Produtos da Reforma Agrária realizada na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória. A maioria da classe política, porém, segue ignorando as reais demandas do campo.
Comando 
O vereador de Baixo Guandu, Wilton Minarini (PSD), foi eleito nesta sexta-feira (15), o presidente da nova Associação das Câmaras do Espírito Santo (Ascames). Entidade é uma espécie de Associação dos Municípios do Estado (Amunes), mas para defender interesses dos vereadores, não dos prefeitos. Se pensar na quantidade de vereadores, somando as 78 câmaras capixabas, Wilton deverá ter trabalho.
Nas redes
“Coordenação de Qualidade do Ar [Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos], antes de ser extinta, discordou de novos TCA's [Termos de Compromisso Ambiental]. E aí Aladim [Cerqueira] vai negar? Dra. Andréia [Carvalho] vai se calar?”. (Juntos – SOS Espírito Santo Ambiental – contra TCAs assinados pelo Iema e as poluidoras Vale e ArcelorMittal).
PENSAMENTO:
“O universo é uma harmonia de contrários”. Pitágoras

Mais Lidas