sábado, março 22, 2025
25.9 C
Vitória
sábado, março 22, 2025
sábado, março 22, 2025

Leia Também:

Pódios eleitorais

As amarrações do jogo eleitoral feitas pelo governador Paulo Hartung (PMDB), como tudo indica, permitirão que ele se consagre campeão nas disputas nos principais municípios da Grande Vitória, sem nem precisar subir em palanques. Na Capital, assim como em Cariacica e na Serra, Hartung trabalha com dois nomes no cenário, aumentando as chances de capitalizar com os resultados. O governador coloca gás em Amaro Neto (SD) – o líder nas intenções de votos até agora -, já trabalhando com a imagem do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), que deve ser o fiel da balança no segundo turno. Todos contra a candidatura à reeleição de Luciano Rezende (PPS), espremido entre os aliados do governador. Já na Serra, na polarização entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), tanto faz para Hartung. Ganhe um ou outro, poderá cantar vitória. O mesmo ocorrerá em Cariacica, caso leve o pleito o prefeito Juninho (PPS) ou o deputado estadual Marcelo Santos (PMDB). Única diferença é a eleição em Vila Velha, onde o governador, ao invés de esperar pelo ouro ou pela prata, terá que torcer pelo bronze, com o prefeito Rodney Miranda (DEM). O cenário por lá coloca Neucimar Fraga (PSD) e Max Filho (PSDB) no topo, deixando o demista atrás de uma colocação numa disputa com o deputado estadual Rafael Favato (PEN), candidato do ex-governador Renato Casagrande (PSB). Embora não façam oposição a Hartung, tanto Neucimar com Max não têm sua marca política. mas não será surpresa se ele arrumar um jeito de também levar bônus no município. No mais, é só esperar pelo quadro de medalhas.
Não, imagina!
Por falar na disputa em Vitória, o deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB), que apoia Luciano, pergunta no Facebook: “Então não existem digitais do governador nas candidaturas de Vitória? Imagina se existissem!!!! Confirmado o que eu venho afirmando há muito tempo!!”. 
Não, imagina II!
Ele se refere à entrevista desse final de semana em A Gazeta com o governador, em que ele diz: “Convivo bem com Amaro e muito bem com Lelo”. 
Resposta sem resposta
Sobre subir em palanques, Hartung fez o de sempre: pode ser que suba, pode ser que não. O que dizem nos bastidores é que, além de não precisar por enquanto, o momento não é considerado favorável – insatisfações de servidores, críticas e etc.
Engasgados
Ainda nesse campo, o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) continua a receber críticas nas redes sociais pelo apoio a Luciano. Os comentários estão na publicação no Facebook do vídeo “Programa político, Não eleitoral”, gravado com Gustavo De Biase (Rede), e que foi parar na propaganda do prefeito. É mais um sinal da dificuldade de transferência de votos do tucano para o prefeito.
Explicações
De Biase, aliás, também usou as redes sociais para apresentar, de novo, suas razões para apoiar Luciano. E, ao contrário do que sempre apontou, disse que o prefeito “tem alcançado um excelente resultado, que se tornou referência para outras cidades”. Sei!
Abuso
Vinte e nove minutos. Esse foi o tempo de duração da sessão da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (19). Mais uma vez, não teve quorum por interesses pessoais, leia-se, disputas municipaos. Os faltosos não estão nem aí, a Mesa Diretora não determina punições, e segue o baile.
Holofote
O deputado federal Carlos Manato (SD), corregedor da Câmara pelas mãos de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e admirador de Jair Bolsonaro (PSC), quer suspender o mandato de Jean Wyllys (Psol). Ele entregou representação ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), que sugeriu apenas uma advertência, mas Manato achou pouco. Primeira e única atuação do corregedor nesse tempo todo? Contra o Cunha, ele “mergulhou”. 
Cuidados
O pai da candidata a vereadora pelo Psol em Vitória, Camila Valadão, sofreu um acidente na última quarta-feira e está internado no CTI. Ele foi atropelado no portão do condomínio onde que mora, quebrou as costelas, clavícula e bacia, e ainda sofreu uma queimadura de segundo grau nas costas. A coluna deseja uma rápida e plena recuperação!
Segue…
A propósito, o processo eleitoral está atípico nessa área este ano. Teve a doença do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), que causou comoção geral e agora se recupera em casa, e também os falecimentos das mães do vereador e candidato a prefeito no mesmo município, Gideão Svensson (PP), e do vice-governador César Colnago (PSDB) – pelos quais também lamento.
Nas redes
“Resistindo no Samba da Rua 7! Delegado Chico Palha ameaçou mas não apareceu na Rua 7. Então o samba seguiu feliz até o anoitecer…”. (André Moreira – Psol – sobre o ato contra as medidas silenciadoras no Centro de Vitória – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã.” Nicolau Maquiavel 

Mais Lidas