sábado, março 22, 2025
25.9 C
Vitória
sábado, março 22, 2025
sábado, março 22, 2025

Leia Também:

Polo oposto

 

O esforço que o governador Paulo Hartung (PMDB) tem feito para encaixar a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayub (DEM/foto) em seu arranjo vai contra todo o discurso de austeridade e zelo pela coisa pública que ele vem espalhando aos quatro ventos. Hoje Norma está no polo oposto desse discurso. A nova ação por improbidade movida pela Prefeitura de Itapemirim contra Norma, a segunda em menos de um mês, é o argumento mais recente. Outro, mais remoto, porém tão eloqüente quanto, é a prisão da ex-prefeita durante a Operação Derrama, deflagrada em janeiro de 2013. Tanta suspeição não combina com transparência e austeridade, mas explica o suor de Hartung: ela precisa desesperadamente de um mandato, que lhe significaria a tão almejada imunidade parlamentar. Não vale meramente acomodá-la na equipe. Caso contrário… sei não.  
 
Só lembrando…
A redenção de Norma depende do destino do deputado federal reeleito Carlos Manato (SD). Ela é a primeira suplente na coligação. Ele aguarda a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, em que pleiteia uma vaga na Mesa. Se não lograr êxito, ele pode assumir a Secretaria Estadual de Esportes. Aí mora o alívio de Norma. 
 
Zelo
Legal é ver Theodorico Ferraço em A Tribuna desta terça (6) dizendo que a Casa tem de ser “transparente, econômica e zelar pelo dinheiro”. Que figura, esse Ferraço.
 
Tudo bem
Parece que vai tudo bem no Democratas. As urnas não elegeram Norma e, logo após o resultado, seu marido e presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço (DEM) armou um jogo de cena daqueles por causa do prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM), que não jogou carga sobre a então candidata a deputada federal durante as eleições. Ferração ameaçou deixar o partido. Mas sua permanência no DEM mostra que a coisa caminha para um bom desfecho. 
 
A grande família
Como falamos nessa segunda-feira (5): a cada vez que a composição do governo Hartung fica mais nítida, mais se vê velhos amigos e parceiros do governador. Hartung acabou de nomear Dayse Lemos para a coordenação executiva do Cais das Artes, sua menina dos olhos. Dayse colaborou nos dois mandatos de Hartung, com mais destaque no segundo mandato, quando comandou a Secretaria Estadual da Cultura (Secult).
 
Caixa altíssima
Nunca uma manchete do Diário Oficial estampou letras tão garrafais quanto a da edição desta terça-feira (6). A capa trouxe a até aqui predileta expressão do governo Hartung: “Um Novo Início”. 
 
Presente
Paulo Hartung não perdeu tempo e já está retribuindo a fidelidade do prefeito de Cariacica Juninho (PPS). Os dois vão discutir a construção de um novo hospital no município. Assim, Juninho faz o que mais sabe fazer: abrir o sorrisão.
 
Falando em saúde…
Isso é engraçado. O cidadão que marca um exame de raio-X pela Unidade de Saúde da Glória, na avenida Carlos Lindemberg, Vila Velha, é encaminhado a um hospital. Lá, faz o raio-x e recebe o resultado nos bons e velhos CD’s. De volta á unidade de saúde para mostrar o exame ao médico, os CD’s são inúteis: não há computador na sala do doutor. Coisa feia.
 

Rotina

As filas e engarrafamentos na Terceira Ponte definitivamente retornaram à rotina do capixaba. Veja-se o registro ao lado, feito às 10h30 desta terça-feira (6). Fosse em qualquer dia útil de 2013, sem pedágio, a praça estaria desimpedida.
 

140 toques

“Temos muito o que aprender com os maestros, são eles que identificam os talentos individuais e harmonizam, dando um sentido de conjunto…”. O vice-governador César Colnago (PSDB) filosofando no twitter.
 
Pensamento
“A única maneira de vencer é lutar ao lado de nossos adversários”. Francis Picabia

Mais Lidas