domingo, novembro 3, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 3, 2024
domingo, novembro 3, 2024

Leia Também:

Por que a pressa?

Sobre o projeto “Escola Viva”, os deputados estaduais ainda não sabem como, quando, onde e, principalmente, quanto. Mesmo assim, o projeto tramita em regime de urgência e ninguém tem dúvida que mesmo sem conhecer profundamente, os parlamentares vão aprovar com todo o louvor a matéria. 
 
Um assunto da importância da educação, tratado a toque de caixa pela Assembleia, mostra mais do que a necessidade de agradar o governador Paulo Hartung (PMDB), que isso é feito sem a atenção devida, em questões muito mais importantes à sociedade do que a tão estimada harmonia entre os poderes. 
 
Isso não quer dizer que o projeto seja ruim, na verdade não dá para julgar, já que os detalhes não são expostos. Por isso mesmo, não dá para entender a pressa dos deputados em aprovar a matéria sem uma discussão profunda, até porque, a problemática da educação, assim com a da segurança, não pode ser tratada com fórmulas mágicas. 
 
No tocante à questão política, há de se notar a partir da movimentação do projeto “Escola Viva”, que o plenário da Assembleia vai manter uma prática que já se tornou comum na última década na Casa, a de aprovar os projetos do governo com pareceres em plenário, tudo em regime de urgência. 
 
Na base do “nem vi e já gostei”, os deputados vão aprovando os projetos do governo sem verificar nada, ignorando suas prerrogativas parlamentares de fiscalizar o Executivo. Neste sentido, seria melhor que se acatasse o pedido de Sandro Locutor (PPS), da dissolução das comissões permanentes. Se as matérias do governo não vão passar pelo debate nas comissões, com a calma que matérias importantes como essa merecem, para quê comissões?
 
Se a “Escola Viva” está sendo discutida a toque de caixa, causa muita preocupação a forma como o legislativo vai discutir o Plano Estadual de Educação (PEE), que precisa ser aprovado até 25 de maio. E não é só isso, mantida a postura, os deputados vão deixar passar tudo sem sequer conferir se a documentação está correta. Lamentável!
 
Fragmentos:
 
1 – Na inauguração da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais da Bacia do Canal Guaranhuns, em Vila Velha, nessa quinta-feira (5) o governador Paulo Hartung falou em ajudar os município em dificuldade como prioridade em relação aos demais. 
 
2 – Com a maioria dos municípios no vermelho, a curiosidade dos prefeitos é saber quem está em situação mais complicada do que os outros. Quais serão os parâmetros dessa escolha na hora da ajuda?
 
3 – Parece que o governador quer fazer um mandato mais rua e menos gabinete. Nesta sexta-feira (6), participa do 1° Workshop Capixaba de Pimenta-do-Reino em São Mateus (norte do Estado), e aproveita para cumprimentar as pessoas e beber café em copo de plástico. 

Mais Lidas