Sexta, 29 Março 2024

Preparando o voo

O ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi tem aparecido nos noticiários de forma discreta, porém constante, nas declarações de candidatos que disputam a eleição deste ano na Grande Vitória. Guerino, que no ano passado foi convidado a mudar o domicílio eleitoral para a Capital, tenta aumentar seu prestígio político para além da região noroeste do Estado.



À frente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), ele é apontado para muitos observadores do cenário político como um dos captadores de recursos para as campanhas eleitorais e apareceu como o grande articulador da campanha de Max Filho (PSDB), e agora do vice-prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS).



Além de conseguir os recursos que salvaram alguns palanques, Balestrassi, que recentemente se tornou o mais novo amigo de infância do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), foi também o grande emissário nos palanques dos aliados do ex-governador, sendo artífice da aproximação entre Hartung e o ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB).



E o que ele ganha com isso? Bom, o papel desempenhado por Balestrassi na eleição deste ano, o credencia para o plano do grupo de Hartung de 2014. A deputada federal Rose de Freitas (PMDB) estaria ensaiando uma candidatura ao Senado e, como todo mundo sabe, Hartung tenta desde 2002 tenta desidratar esse poder político da deputada.



Por isso, ele precisaria criar no cenário político a imagem de uma nova liderança, também como perfil municipalista, para que possa se credenciar para disputar com ela a vaga ao Senado. A deputada, apesar de não ter repetido o desempenho de 2008, quando ajudou a eleger mais da metade dos prefeitos do Estado, ainda tem o apoio de um número considerável.



Mas será que o fato de Balestrassi aparecer nos palanques dos aliados de Hartung e se movimentar nos bastidores em favor desses candidatos lhe dará musculatura para uma disputa ao Senado e contra a vice-presidente da Câmara dos Deputados? Mostrar bom poder de articulação é uma coisa, conquistar mais de um milhão de votos e outra bem diferente.



Fragmentos:



1 – O sonho de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) de fazer uma aliança com o PSB do governador Renato Casagrande acabou na tarde dessa quinta-feira (11), quando o partido anunciou apoio ao candidato Luciano Rezende (PPS).



2 – Uma das propostas do ex-prefeito tucano, caso seja eleito na Capital, é a de restaurar a figura dos prefeitinhos, que atuaram durante sua gestão à frente da prefeitura de Vitória.



3 – Chamou a atenção na foto do café da manhã de Luiz Paulo com as lideranças para anunciar os novos rumos da campanha a ausência dos emissários do grupo de Paulo Hartung.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/