Quinta, 25 Abril 2024

Preto no branco

 

Agora não são mais indícios. Os resultados das auditorias nos contratos do Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases) com a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), além dos dados preliminares do relatório contábil do caso, são as primeiras provas de corrupção no governo Paulo Hartung (PMDB). Com um agravante: os envolvidos não caíram de paraquedas na gestão passada, nem assumiram posições estratégicas de forma passageira, por conta de currículos brilhantes. A ex-diretora-presidente do Iases Silvana Gallina e o ex-secretário de Justiça Ângelo Roncalli nutriam estreitas ligações com Hartung, a ponto de terem sido nomeados e mantidos no governo Renato Casagrande pelas mãos do ex-governador. Mas apesar de tantas evidências e da constatação flagrante de fraudes, Hartung sequer é provocado a prestar qualquer explicação. Valendo-se do fato de que o escândalo estourou somente depois que deixou a cadeira, o ex-governador finge que não é com ele. E o resto finge que acredita. 
 
Preto no branco II
Estamos falando de um rombo de no mínimo R$ 32 milhões, que envolve uma secretaria responsável por gerir um orçamento na casa do bilhão. Considerando os presídios construídos sem licitação, os contratos das quentinhas, etc, etc e etc, a grande pergunta é: as irregularidades acabam por ai? Quem procura...
 
Preto no branco III
Nunca é demais lembrar que Gallina saiu de um simples cargo de assistente social para virar a carcerária da masmorra juvenil, como um desejo do próprio Hartung. Já Roncalli sempre teve respaldo para ditar as regras no sistema prisional do Estado. Responsáveis por expor o Brasil às cortes internacionais, os dois garantiram o emprego no governo atual por imposição do ex-governador, resultado de acordo político. Uma está presa, o outro se livrou graças à manobra. Que belos quadros hein!
 
Preto no branco IV
As irregularidades nos contratos são tão gritantes que não restam dúvidas da certeza de impunidade dos envolvidos. Revelam ainda a existência de uma ampla rede criminosa por trás dos atos de corrupção. Ninguém nem se deu ao trabalho de disfarçar ou minimizar as fraudes, por um motivo claro: aqueles que podiam constatar as arbitrariedades, também integravam o jogo.
 
Pegando fogo
Começou a circular no Facebook uma reação ao candidato Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), com sua campanha contra os aliados de Luciano Rezende (PPS). Com o título “Quem é amigo de quem?”, usuários da rede compartilham uma foto do tucano ao lado do senador Magno Malta (PR). Também estão na imagem a ex-deputada federal Rita Camata (PSDB), o vice na chapa de Rodney Miranda (DEM), Rafael Favato (PRB), e o prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (PR). 
 
Pegando fogo II
O deputado estadual Gilsinho Lopes (PR), que também divulgou a foto em sua página, disse que participou do encontro que aconteceu no escritório de Magno Malta. O assunto, segundo ele, era o pedido de Luiz Paulo de apoio ao senador.  
 
Engasgada
O episódio envolvendo a deputada estadual Aparecida Denadai (PDT) e o secretário de Estado do Planejamento, Robson Leite, na reunião com o governador Renato Casagrande, nessa segunda-feira (22), tem relação com o assassinato de seu irmão, o advogado Marcelo Denadai. Dizem que foi muito mais do que uma saia justa ou desentendimento. 
 
Engasgada II
Logo que se deparou com a presença de Robinho, como é conhecido o secretário, Aparecida sentiu-se mal e saiu da sala. Retornou pouco tempo depois, afirmando que ele tinha ligações com o mandante do crime, o empresário Sebastião Pagotto. Aparecida deixou o local em seguida. 
 
Não perde tempo
Esmael Almeida (PMDB) já mostra suas asinhas na Assembleia Legislativa, onde assumiu mandato como suplente. Assim como fazia praticamente toda semana na Câmara de Vitória, já tratou de homenagear os evangélicos, ao todo 32 plaquinhas, em comemoração aos 70 anos da Assembleia de Deus de Carapina. 
 
Receita
O segredo do sucesso que permitiu Esmael a eleger o filho à Câmara passa por esse filão eleitoral. Davi Esmael, novato em política, deixou de fora da Casa Sérgio Sá (PSB).
 
140 toques
“Marcada para 3ª, dia 30, às 9h, audiência pública que requeri com presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde), para esclarecimentos sobre situação dos planos de saúde”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O Estado é a mentira; mente em todas as línguas do bem e do mal, em tudo o que diz mente, e tudo o que possui rouba”. Friedrich Nietzsche

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/