sexta-feira, novembro 8, 2024
29.4 C
Vitória
sexta-feira, novembro 8, 2024
sexta-feira, novembro 8, 2024

Leia Também:

Próprio umbigo

O PT no Estado está muito longe de vivenciar uma calmaria. Tem a polêmica do desembarque do governo Paulo Hartung (PMDB), que até agora não “andou”, apesar da deliberação do congresso estadual; o recurso impetrado na Nacional pela chapa do deputado federal Givaldo Vieira, que acusa o vencedor, João Coser, de compra de votos de delegados com ajuda da atual gestão estadual; a posse nesta sexta-feira (9) sem o apoio de metade do diretório eleito; e, ainda, a eleição de 2018! Com a perspectiva de uma candidatura de Lula à Presidência da República ou de apoio a outro candidato, como Ciro Gomes (PDT), o PT terá que apresentar nos estados, obrigatoriamente, chapas ao governo e ao Senado. O que circula no mercado político é que Coser já se adiantou para construir uma candidatura de deputado federal, que é até onde sua perna alcança. Com ele fora do circuito, caberá aos atuais deputados federais Helder Salomão e Givaldo Vieira executarem a missão da Nacional. Em todas as possibilidades de composição, porém, os dois terão um longo caminho a percorrer, pegando pela frente, inevitavelmente, a chapa pesada do PMDB. O desembarque do atual governo, como se sabe, coloca o PT imediatamente na condição de oposição. Esperto que só, Coser arrumou um jeito de “salvar sua pele”. Helder e Givaldo, pelo contrário, terão que ir para o “sacrifício”.
Deputado e…
Por falar em Helder, ele convida nas redes sociais para o lançamento, no próximo dia 23, do seu segundo livro de poesias, Janelas. Às 19 horas, no Shopping Moxuara, em Cariacica. 
Uma mão lava a outra
Hartung e a Vale não desistem nunca. Nessa quinta-feira (8), voltaram a confabular sobre o retorno das operações da Samarco em Anchieta, sul do Estado. O encontro da vez, no Palácio Anchieta, foi entre Hartung e o novo presidente da Vale, Fábio Schavartsman. Nada mudou: o governador ajuda a mineradora, a mineradora ajuda o governador, e nenhum dos dois ajuda os atingidos.
Mais do mesmo
Não só Hartung é tão gentil com as empresas que arrasam com a saúde dos capixabas há décadas. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vitória recebeu nessa quarta (7) os executivos Bernardo Enne Correa da Silva, da ArcelorMittal, e Romildo Fracalossi, da Vale. Foram apresentar, sem contestação, as ações para reduzir as emissões de poluentes na Capital. Já diz o ditado: falar até papagaio fala. 
Segue…
Quem estava por lá, na reunião, eram o presidente da comissão, Luiz Paulo Amorim (PV), o vice Leonil (PPS) e Denninho Silva (PPS). No final, agradeceram os “esclarecimentos” e acertaram de fazer uma visita técnica na Arcelor, que sempre acaba em quê…em quê? Apertos de mão e cafezinho!
Tempo perdido
O governador, “encalacrado” com o funcionalismo público, resolveu “prestar contas” a 19 representantes de sindicatos e associações. Apresentação sobre a situação financeira do Estado pelo secretário da Fazenda, Bruno Funchal, aquela coisa toda, só para deixar bem claro, como sempre: não adianta pedir, porque não haverá reajuste! 
Tempo perdido II
Hartung já deveria ter percebido que essa estratégia não “dá liga”. Muitos dos sindicatos presentes, aliás, são da linha direta de embate com o  governo devido ao descaso em relação às categorias de servidores. Devem ter saído do encontro “satisfeitíssimos”. 
Enquanto isso…
O deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) denuncia no Facebook a proibição imposta pelo governo, por meio do secretário de Educação Haroldo Rocha, de acesso do Sindipúblicos às escolas e superintendências de educação no Estado. A medida, critica Euclério, é para omitir da população a precariedade do ensino público capixaba. Quem não deve…
Ditadura
“Um Governo que se diz ‘oriundo do movimento estudantil’, jamais tomaria uma decisão arbitrária, ilegal, arrogante e prepotente. O que demonstra que essa conversa que foi líder estudantil é só balela.Abaixo à ditadura capixaba”, protestou o deputado.
Dindim
O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, alerta que 38,3 mil trabalhadores ainda não sacaram no Estado o abono salarial ano-base 2015. O prazo só vai até dia 30 deste mês, depois, “bau”, “bau”! Quem ainda tem dúvida, basta acessar http://verificasd.mtb.gov.br/abono/, digitar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento e consultar.
Nas redes
“Eu quero morar no Estado imaginário das propagandas fantasiosas do governo do ES. #chegadefarsa”. (Deputado estadual Sérgio Majeski – PSDB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“O pior governo é o que exerce a tirania em nome das leis e da justiça”. Barão de Montesquieu

Mais Lidas