Quarta, 08 Mai 2024

Próximo passo

 

Tudo bem, já sabemos de cor e salteado que a questão dos cartórios vagos e sub judice do Estado é de se espantar. E que todos os anos, o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) divulga a lista de interinos, como acaba de fazer o corregedor-geral de Justiça, Carlos Henrique Rios do Amaral. Hoje já são 169 os cartórios nessa situação no Estado, sendo que 120 já poderiam ser distribuídos imediatamente para concurso público, o que deveria ser a forma correta de definir os tabeliães. Sabemos também que são muitos os interesses em jogo, afinal, tratam-se de verdadeiros bilhetes premiados, com faturamento mensal muitas vezes na casa do milhão, de causar inveja a qualquer mortal. O que não sabemos ainda, de maneira oficial, é quais os critérios que definem o comando dos cartórios. E, principalmente, o que falta para os concursos públicos saírem de vez do campo da teoria para a prática. Quando chegaremos afinal ao próximo passo?
 
Arranhões
A deputada federal Rose de Freitas (PMDB) até que fez um bom discurso durante a eleição à presidência da Câmara nessa segunda-feira (4), que consolidou o favorito no cargo, Henrique Alves (PMDB-RN), mas sai da disputa mal. Fez movimento contrário ao que foi decidido pelo próprio partido, colocou-se como oposição, e vai pagar o preço. 
 
Arranhões II
O desenrolar do processo terá respingos lá e cá, com riscos de perder prestígio com o governo federal e ver prejudicado seu projeto de reeleição. Lembrando que Rose já perdeu força na disputa municipal de outubro, quando não conseguiu eleger muitos de seus prefeitos. 
 
Aliás...
Será mesmo que oito parlamentares do total de dez da bancada capixaba votaram em Rose? Diz eles que sim, mas...vai saber. 
 
Disfarce
Na tentativa de vender um “peixe” que não condiz com o clima pesado no plenário da Assembleia Legislativa, registrado durante a sessão de abertura dos trabalhos, nessa segunda-feira (4), o site da Casa estampou uma foto “só sorrisos” da nova Mesa Diretora - Theodorico Ferraço (DEM) Roberto Carlos (PT) e Solange Lube (PMDB). Quem vê até pensa...
 
Queimou largada
O vereador de Vitória Reinaldo Bolão (PT) cobra esclarecimentos da prefeitura sobre a nomeação do vereador licenciado Max da Mata na Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran). O petista constatou que Max já respondia pela pasta, inclusive em entrevistas na imprensa, antes mesmo de ser publicado o ato que o colocou no cargo. Empolgação demais?
 
Positivo
A jornalista Carminha Corrêa vai assumir a direção de Comunicação da Câmara de Vitória. Tem bom histórico na imprensa capixaba.
 
Positivo II
Para não dizer que a gestão do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), não marca sequer um ponto, a escolha do subsecretário de Cultura, o jornalista José Roberto Santos Neves, também foi uma boa pedida. 
 
Exagero
Em Nova Venécia, pelo visto, tudo é motivo de festa e holofotes. Nessa segunda-feira (4), houve solenidade de abertura do ano letivo escolar. Oi?
 
140 toques
“A instalação do Superporto vai acarretar impactos ambientais em Ponta da Fruta, Interlagos e Barra do Jucu. Devia ficar em Praia Mole”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Os fatos não deixam de existir só por serem ignorados”. J.Sádaba

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 08 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/