sexta-feira, dezembro 13, 2024
26.6 C
Vitória
sexta-feira, dezembro 13, 2024
sexta-feira, dezembro 13, 2024

Leia Também:

PT sem Hartung

A disputa interna pela presidência do PT no Estado começou colocando o deputado estadual José Carlos Nunes na condição de favorito, mas, nem tanto! Já há quem aposte no crescimento da candidatura do deputado federal Givaldo Vieira, cujo discurso atende a um pleito antigo da militância, a saída do partido do governo Paulo Hartung. A chapa de Givaldo integra o movimento “Muda PT” e tem apoio do grupo de petistas que vem batendo nessa tecla já tem tempo, sem sucesso, pois sempre esbarraram nos interesses pessoais de quem tem o comando do PT capixaba, o ex-prefeito de Vitória João Coser, que respondia até pouco tempo pela Secretaria Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Coser saiu exatamente para comandar o processo de eleição interna e, assim, garantir sua permanência à frente do partido, porém, sem os apoios esperados, pode acabar fechando com Nunes. Mas, tanto Coser como Nunes representariam para a base a manutenção dessa relação PT-Hartung, que se tornou ainda mais contraditória após a última eleição presidencial e o impeachment da ex-presidente Dilma. Já Givaldo, por outro lado, preenche essa lacuna, ao defender o rompimento com a atual gestão e, ainda, o resgate do protagonismo do partido com os movimentos sociais, abandonado há anos. Bandeiras que têm tido eco na militância nos municípios capixabas e, pelo que dizem, podem “pegar” de vez. O páreo, que parecia fácil para Nunes, hein…
Em todas
Guerino Zanon (PMDB) está acumulando cargos. Além de prefeito de Linhares, ele assume agora a presidência da Comissão Interestadual (Cipe) do Rio Doce e ainda disputa a eleição da presidência da Associação dos Municípios do Estado (Amunes). O dia para o peemedebista deve ter mais de 24 horas.
Pra inglês ver
Se bem que, no caso da Cipe, passa ano, entra ano; entra gestor, sair gestor; e absolutamente nada acontece, a não ser servir de vitrine. Impressionante.
‘Eca’
Nas suas falas sempre exaltadas no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Esmeraldo (PMDB) soltou esta na sessão desta terça-feira (14), ao criticar a concessionária ECO 101. “Deveria ser ECA”.
Fora
Mas, bom mesmo, foi a canelada que ele deu no deputado estadual Amaro Neto (SD), quando anunciou os membros da CPI do Fim do Fundap. Entre os titulares, predominantemente palacianos, Amaro citou Esmeraldo como suplente. O deputado pediu para ser retirado porque não foi sequer consultado e ainda disse em alto e bom tom: “tenho horror à suplência”.
Comando
Ainda na Casa, mudança na liderança da bancada do PDT. Passa a exercer o comando do partido no legislativo o deputado Da Vitória, no lugar de Euclério Sampaio, agora vice-líder. O primeiro na linha de oposição ao governo Hartung, o segundo lá e cá, e tem ainda o terceiro Rodrigo Coelho que, pelo contrário, é aliado do Palácio.
Pagaram o pato
Sobrou para os vereadores de Vila Velha. Embora não tenham participado da reunião do Conselho Tarifário que reajustou a tarifa dos ônibus no município, as redes sociais mandaram uma enxurrada de críticas à Câmara. Na sessão dessa segunda-feira (13), Heliossandro Mattos (PR) reagiu às acusações. Mas, sabe como é, caiu na rede, já era.
Oba-oba
O prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), tomou um cafezinho com a direção da poluidora ArcelorMittal nessa segunda-feira (13). No cardápio, só maravilhas – resultados de 2016 e projetos da Fundação Arcelor. Juninho, que se diz parceiro da empresa, lembrou, por acaso, de cobrar medidas urgentes para redução da poluição do ar? Poluição…que poluição?
Novela
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já realizou 11 eleições extemporâneas no País. Essas acontecem porque o candidato mais bem votado teve a candidatura impugnada e perdeu todos os recursos na Justiça Eleitoral. No Espírito Santo, porém, os municípios de Fundão e Muqui chegam à metade do terceiro mês de mandato interino e nada der terminar a briga judicial dos prefeitos eleitos e não empossados.
Nas redes
“Conforme informei ontem [segunda-feira, 13], os resultados financeiros do Governo do Estado do ES são bons (…) Concluímos que já é passada a hora da retomada dos investimentos, das obras paralisadas e da valorização do servidor público”. (Deputado estadual Bruno Lawas – PSB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Cala-te primeiro se queres que os outros se calem”. Sêneca

Mais Lidas