sábado, dezembro 14, 2024
23.3 C
Vitória
sábado, dezembro 14, 2024
sábado, dezembro 14, 2024

Leia Também:

Quebrou o silêncio

Em meio a tantas trapalhadas que protagonizou nesta eleição, não é que o candidato ao Senado do PT, João Coser, acertou uma bola dentro? A propaganda eleitoral de sua campanha nessa segunda-feira (22) tocou no assunto que incomoda a muitas lideranças da classe política, mas ninguém tem coragem de mexer: os números do Instituto Futura/A Gazeta. Coser é o prejudicado da vez, mas sobram vítimas, em diferentes eleições. No páreo em uma disputa apertada, o ex-prefeito resolveu reagir. Para isso, recuperou a eleição de 2012 em Vitória, último exemplo mais evidente da “confusão numérica” do instituto. O programa mostra a pesquisa publicada no dia da votação em segundo turno, que dava vitória a Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), candidato de Paulo Hartung (PMDB) no pleito. Mas ele foi derrotado pelo prefeito Luciano Rezende (PPS). No primeiro turno, o Futura mostrava o mesmo cenário. A imagem corta para agora e o locutor mostra a diferença dos números publicados pelo Futura e pela Enquete/A Tribuna nesse domingo (21). Enquanto o instituto apresentou o candidato do PT como terceiro colocado, a Enquete mostrou empate técnico entre Coser e Rose de Freitas (PMDB). Com a imagem do Pinóquio e seu nariz que cresce, cresce e cresce…vem a pergunta: “dá para acreditar no Futura?”.
 
 
 
 
Manda quem pode…
Mas, como nem tudo são flores, Coser pisou na bola ao usar o programa do candidato ao governo do PT, Roberto Carlos, para atacar Rose. Tudo bem que Roberto Carlos está mal das pernas, mas Coser sequer faz campanha para ele e ainda protagoniza acordos clandestinos. Difícil engolir.
 
Reforço
Quem também entrou em cena na propaganda eleitoral do candidato ao Senado pelo PT dessa segunda, foi o ex-presidente Lula. Colocou a moral de Coser nas alturas e pediu voto.
 
Reforço II
Outros que apareceram para levantar a bola de Coser foram os ex-prefeitos Sérgio Vidigal (PDT) e Helder Salomão (PT), que aproveitou a oportunidade para alfinetar seu sucessor, o prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), chamado por Helder de inexperiente e adepto de “soluções fáceis”. 
 
Não engatou
Juninho, aliás, acaba de anunciar mais mudanças em secretarias. Ele cria novas, funde outras, depois corta…tudo com a justificativa de promover a economia mas, sinceramente, continua mais perdido do que cego em tiroteio.
 
Vestiu a camisa
O prefeito de Viana, Gilson Daniel (PV), é o soldado fiel de Renato Casagrande nas eleições deste ano. Tirou até licença do cargo, nesta terça-feira (23), para ajudar a campanha à reeleição do socialista. Enquanto isso, Luciano Rezende, que parecia empenhado em ocupar esse posto, segue sem dizer nada como cabo eleitoral do governador.
 
Dupla
Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que surge o senador Magno Malta (PR) na disputa deste ano para apoiar a candidatura ao Senado de Rose de Freitas (PMDB). A dupla tem pontos em comum: são alvos comuns de Hartung, que fez de tudo e mais pouco para tirá-los da vida política. 
 
Sei não…
Se haviam depoimentos confirmando que a escola em Linhares, norte do Estado, funcionava em um antigo curral, qual foi o critério do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) para não acatar o recurso da campanha de Casagrande, que perdeu sete minutos de propaganda eleitoral para Hartung? 
 
Às moscas
O início da sessão da Assembleia Legislativa nesta terça foi toda dedicada às justificativas de ausência dos deputados estaduais neste mês. De nove ofícios, apenas um não se referia a parlamentar em campanha: Claudio Vereza (PT).
 
Às moscas II
Os outros são Theodorico Ferraço (DEM),Gilsinho Lopes (PR), José Carlos Elias (PDT), Aparecida Denadai (PDT), Atayde Armani (DEM), Esmael Almeida (PMDB), Gildevan Fernandes (PV) e Luzia Toledo (PMDB). Campeões: Theodorico e Luzia – a deputada antecipou ainda pedido de licença do mandato entre os dias 24 deste mês e 1º de outubro, véspera do pleito.
 
Local
O jornalista José Casado, em sua coluna em O Globo, sobre a disputa presidencial deste ano, cita dados da última pesquisa Brand/Século Diário para contextualizar o embate entre Marina Silva (PSB) e a presidente Dilma no Espírito Santo. 
 
140 toques
“A página #SomosTodosCasagrande está de volta! Um espaço da nossa campanha para dialogar com nossos amigos e apoiadores”. (Renato Casagrande – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Compromisso escrito some. A palavra fica”. Hélio Garcia

Mais Lidas