segunda-feira, junho 30, 2025
22.9 C
Vitória
segunda-feira, junho 30, 2025
segunda-feira, junho 30, 2025

Leia Também:

Quem segura?

As investigações que culminaram no afastamento do conselheiro José Antônio Pimentel do Tribunal de Contas (TCE), por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), derrubaram Felipe Saade Oliveira do cargo de consultor de finanças públicas da Secretaria de Controle Externo (Secex). O ato de exoneração, a pedido, foi divulgado nesta quinta-feira (20), com assinatura do presidente do órgão, Sérgio Aboudib. Filho do ex-secretário de Estado da Fazenda José Teófilo, a atuação de Felipe no Tribunal vinha sendo questionada por deputados estaduais e até servidores, pelas relações estreitas com o governador Paulo Hartung (PMDB), em tese, o fiscalizado da Corte de Contas. Felipe não era só mais um filho de aliado em cargo comissionado. Ele e Teófilo também completavam, junto com Hartung, o quadro societário da conhecida empresa de consultoria Éconos, de onde saiu direto para o atual cargo, cuja nomeação ocorreu em setembro de 2016, já na gestão de Aboudib. Tamanha contradição em assumir a função, o ex-sócio do governador foi motivo de discursos inflamados na Assembleia e de denúncias do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos) à Corregedoria Geral do TCES, à Ouvidoria-Geral e aos procuradores do Ministério Público de Contas (MPC). Nada parecia andar, até explodir o caso Pimentel, com respingos para todos os lados. Na exoneração, onde se lê “a pedido”, quer dizer “por livre e espontânea pressão”.  
Quem segura II? 
Há poucos dias, a nomeação de Felipe foi questionada em representação do MPC sobre o caso Pimentel, pedindo a instauração de procedimento disciplinar pela Corregedoria. Os procuradores destacaram a sociedade com a Éconos e a citação da empresa na Operação Lava Jato, “como local de acerto de doações eleitorais ilícitas (caixa 2), com recursos provenientes do ‘Departamento de Operações Estruturadas’ do grupo Odebrecht”.
Liquidadas
Uma das atribuições de Felipe, bastante comentada na Rádio Corredor do Tribunal nesses últimos meses, foi a análise das contas de Hartung referentes a 2016. Mas estas já foram liquidadas na última sexta-feira (14), após aprovação do Pleno.
Já no Tribunal de Justiça…
Ato assinado recentemente pelo então presidente em exercício, Fábio Clem de Oliveira, autorizou a cessão do analista judiciário da 2ª Vara Criminal da Serra, Tiago Cunha Ferreira, para o Banestes, até 31 de dezembro de 2019. Tiago é genro do desembargador Sérgio Gama, cotado como próximo presidente do TJES, e a cessão gerou críticas nos bastidores. Não só pelo destino (cargo político), como pela situação do quadro da Justiça estadual, que já está defasado.  
Em campo
O deputado federal Helder Salomão (PT) aproveita o recesso parlamentar para circular por seu reduto eleitoral, Cariacica. Todo dia bate canela por vários bairros, segundo ele, prestando contas do mandato.
‘Exemplo’
Enquanto a crise na segurança pública do Estado só piora, o secretário André Garcia segue com suas viagens para dar aula de gestão na área. Nessa semana, palestrou no 11º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo. Mostrou como se faz para reduzir os índices de homicídios. Sei!
Precisava?
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) vai patrocinar o livro em comemoração aos 25 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex). O valor, muitos vão dizer, é pouco (R$ 2.500), mas considerando o contemplado, que reúne a nata empresarial capixaba, não deveria nem ter! Empresário no Espírito Santo é muito mimado.
Precisava II?
O dinheiro não é nem para publicidade do banco no livro, e sim destinado à Baroni & Baroni Editora e Artes Gráficas Ldtas. O Sindiex, com suas 80 empresas associadas responsáveis por 50% do PIB Estadual, como dizem por aí, chorou miséria.
Demorou
Seis meses depois de assumir, o prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marin (PT), resolveu instituir uma comissão especial de reforma administrativa para promover medidas de gestão e redução de custos. Antes tarde do que nunca…
140 toques
“4ª-feira produtiva em Brasília; presidente da Caixa, ministros da saúde e educação na cia. de Rose de Freitas”. (Prefeito de Vila Velha Max Filho – PSDB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Não é livre aquele que não obteve domínio próprio”. Pitágoras

Mais Lidas