A relação entre o governador Paulo Hartung (PMDB) e o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) é obscura e não é de hoje. Parece que dos dois lados há sempre alguém escondendo uma carta na manga e a confiança total não existe. Ali são duas raposas disputando território. Às vezes eles se aproximam e parece que vai ficar tudo bem, mas aí aparece um ponto fora da curva e a relação esfria novamente.
Agosto terminou com a aprovação em primeiro turno da PEC da Releição que pode garantir a Ferraço o quarto mandato consecutivo de presidente da Assembleia Legislativa. Mas ficou nisso mesmo. Desde então o projeto empacou, assim como toda a pauta da Assembleia.
Parece que o governador tem uma carta guardada. Afinal, uma coisa é a Assembleia agora e outra coisa é o plenário após a eleição municipal. Não se sabe como será o desempenho dos candidatos da Casa e dos candidatos apoiados pelos deputados. Também não sabe como será a reação de Ferraço após a eleição.
Ferraço desistiu da disputa em Cachoeiro de Itapemirim, sua principal base para apoiar seu ex-vice-prefeito Jathir Moreira (SD) e em Itapemirim, a mulher do deputado Norma Ayub (DEM) está na disputa. Se os dois conseguirem êxito, a relação com Hartung será uma. Se perderem, será outra.
Hoje Ferraço está em uma situação delicada. Não há garantias da vitória de Norma Ayub, e Jathir Moreira vê sua dianteira no processo eleitoral ser diminuída com o crescimento de Victor Coelho (PSB). Se Hartung entrar na disputa para ajudar Ferraço, ele vai poder cobrar a ajuda e poderá manobrar com a PEC da reeleição.
Ainda há outro fator nessa discussão. Se Max Filho (PSDB) vencer a eleição em Vila Velha, Norma Ayub assume a suplência na Câmara dos Deputados e aí também contempla Ferraço de alguma forma. Mas se nada disso acontecer, restará ao deputado apenas a reeleição para a presidência da Assembleia e aí a conversa vai mudar de figura.
Fragmentos:
1 – A Justiça de Linhares encaminhou o candidato a prefeito de Sooretama, Edson Isidoro (PDT), para o Quartel de Maruípe, com base em um mandado de prisão expedido contra o pedetista no início do ano. A prisão surpreendeu os meios políticos.
2 – Além de estar protegido pela legislação eleitoral que barra a prisão – exceto em flagrante – de candidatos, Isidoro conseguiu Habeas Corpus em relação a esse mandado.
3 – Uma estratégia dos candidatos tem sido do de enviar um botão para o Whatsapp, como se fosse um contato, para que o eleitor aperte e confirme que vai votar nele.