
A dança das cadeiras na Assembleia Legislativa iniciada desde a posse do novo presidente, Erick Musso (PMDB), atingiu um cargo pra lá de representativo na Casa. Nesta segunda-feira (8), foi publicada no Diário Oficial a exoneração do procurador-geral Júlio César Bassini Chamun, que deixa a função após mais de uma década – foi nomeado em março de 2006, pelo então presidente, César Colnago (PSDB), vice-governador do Estado. Para o seu lugar, a Mesa Diretora escolheu o procurador Rafael Henrique Guimarães Teixeira de Freitas, que atuava como subdiretor-geral da Assembleia. Chamun é procurador de carreira do legislativo (mais de 30 anos de Casa), portanto, lá permanece. Mas o rebaixamento na escala de poder da Casa é sintomático. Afinal, durante todos esses anos, entrava presidente, saía presidente, e a cadeira de Chamun permanecia intocável. Até chegar ao comando o Erick…
Rebaixado II
O procurador-geral tem função estratégica, já que coloca a mão em todas as matérias, incluindo vetos e denúncias, com decisões muitas vezes polêmicas. Inclusive entre os deputados, que já viram vários projetos enterrados prematuramente com pareceres pela inconstitucionalidade. Com a conhecida relação entre o legislativo e executivo no Estado e os interesses que dela permeiam, a mudança tem muito a dizer.
Novo mantra
Na solenidade de posse do novo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Ezio Gonçalves dos Reis, o governador Paulo Hartung emplacou mais uma vez o discurso do fim da crise. Destacou as obras da BR-101 e da BR-262 como um indício de que mesmo diante da “chuva ácida”, o Estado está conseguindo “desatar o nó”.
Esbanjou
Pensando bem…não deve ter crise, mesmo! Basta ver os gastos do governo com o Seminário de Planejamento Estratégico realizado nesse final de semana em Domingos Martins, região serrana. Somando as contratações de infraestrutura, alimentação, hospedagem, telões e palestras já publicadas no Diário Oficial (pode aparecer mais), a gestão Hartung “torrou” mais de R$ 72 mil, em apenas dois dias…
Economia seletiva
Os gastos foram criticados pelo deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) na sessão desta segunda da Assembleia, com apoio de Da Vitória (PDT). O tucano lembrou a contradição do governo, que vive chorando miséria para garantir investimentos essenciais para a população, enquanto se dá ao luxo de realizar um evento deste porte no conhecido Parque do China. Por que não economizou, realizando o evento em Vitória?
Gota d'água
A Prefeitura de São Mateus assinou na última sexta-feira (5) contrato emergencial com uma empresa especializada para locação de caminhões-pipas para transporte de água potável. O acordo foi no mesmo dia em que a Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito Daniel da Açaí (PSDB) por abuso do poder econômico ao distribuir água mineral para a população.
Segue…
O tucano é dono de uma empresa de água mineral e alega que fez a doação sem qualquer conotação eleitoral. Já o acordo emergencial com a firma Helmer Máquinas Eirele ME vai custar R$ 568,8 mil.
Falta
Não é só na Assembleia Legislativa que está difícil manter o quórum. A população de Cariacica anda indignada com as constantes faltas dos vereadores do município às sessões da Câmara, incluindo, o presidente da Casa, Cesar Lucas (PV), que muitas vezes abre a sessão e vai embora ou chega já no final.
Sinais
Em Aracruz, não param de circular informações nas redes sociais sobre a nomeação da advogada Gilcineia Xavier Ferreira como assessora especial da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans). É que a entrada dela na gestão do prefeito Jones Cavaglieri (SD) ocorre em meio às investigações sobre supostos atos de improbidade na contratação da nova empresa de lixo no município. Denúncia feita pela própria Gilcineia ao Ministério Público.
Sinais II
A permanência dela no cargo, porém, tem prazo de validade: 19 de maio deste ano. Gilcineia, como informa o ato oficial, substitui uma servidora em licença maternidade. Se a advogada receberá outro abrigo depois, o tempo dirá. Como será sua postura em relação à atual gestão, também.
140 toques
“Congresso do PT no Espírito Santo sob suspeição grave”. (Deputado federal Givaldo Vieira – no Facebook).
PENSAMENTO:
“A arte de governar consiste em não deixar envelhecer os homens nos seus postos.” Napoleão Bonaparte