Quarta, 15 Mai 2024

Remuneração sindical

A remuneração dos dirigentes sindicais varia muito de uma categoria para a outra. No Sindicato dos Rodoviários, por exemplo, a remuneração é de seis vezes o salário da categoria para o presidente e cinco vezes para os demais diretores. Embora, a categoria não concorde com o valor, porque realmente é alto, não se pode reclamar da falta de transparência nesse caso. Mas já gerou oposição.



Não há nada de errado em haver uma remuneração para os dirigentes sindicais, porque muitas vezes o trabalhador antes de ganhar a imunidade sindical é demitido, uma vez no movimento, precisa se manter para continuar na luta.



O problema é que muitas vezes as exceções viram regras e o que era para ser temporário acaba se transformou em profissão. No sindicato dos Metalúrgicos houve um tempo em que presidente e os diretores recebiam o mesmo salário da empresa em que trabalhavam antes de se tornarem sindicalistas.



Uma forma de subsídio do sindicato enquanto o dirigente buscava na Justiça sua reintegração, que uma vez recebida deveria custear a restituição ao sindicato pelo valor repassado nesse período. Mas somente Marco Antônio Seibert levou a termo essa regra.



Atualmente, não se sabe exatamente de quanto é a remuneração no Sindimetal. Há rumores de que o presidente receberia quatro vezes o salário da categoria, já os demais diretores é um mistério. A situação também gera insatisfação da categoria, mas diferentemente dos Rodoviários, no Sindimetal a oposição foi reprimida.



O problema não está na remuneração, já que muitas vezes se faz necessária para manter o companheiro na luta. Mas ela deve ser transparente e coerente. Não basta só informar qual o valor recebido por cada diretor. Ele tem que ser compatível com a classe. Ser sindicalista não cargo de luxo. Até porque a remuneração alta é um dos motivos para a tentativa de perpetuação no poder de alguns diretores.



O sindicato deve discutir com toda a categoria, de preferência com a mediação da Central o valor a ser pago e por quanto tempo. Um limite de mandatos que deve ser um ponto discutido é contemplado os estatutos das categorias. No caso de eleições em que haverá oposição, espera-se que se ganhando mude a essa lógica.



Dirigente sindical deve ser igual a mulher de Cezar, deve ser honesto e parecer ser honesto.



Acorda trabalhador!

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 15 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/