Sexta, 03 Mai 2024

'Revelação'

 

A virada profissional que o novo secretário de Estado de Segurança André Garcia (foto) tem recebido no governo Renato Casagrande, mostra que ele passou a ser uma espécie de aposta ou até mesmo coringa da gestão socialista. Garcia foi “abraçado” por Casagrande como um dos nomes remanescentes do governo Paulo Hartung (PMDB), após ter sido trazido de Pernambuco ao Estado na bagagem do ex-secretário da pasta e atual prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), de quem foi subsecretário. E embora tenha respondido junto com Rodney pela atuação desastrosa no combate à criminalidade, ganhou uma secretaria especialmente criada para ele, a de Ações Estratégicas, onde ficou por menos de dois anos, bem apagadinho. A maré boa viria depois, quando assumiu a Secretaria de Justiça (Sejus) com a queda de Ângelo Roncalli, e ganhou visibilidade. Mas na Sejus ficou menos tempo ainda, seis meses, até que passasse a ser o “cara” da segurança pública. E, ao que parece, o “cara” do governo. A trajetória de Garcia e o espaço que hoje ocupa não deixam dúvidas de que ele se tornou o homem de confiança de Casagrande e soma créditos. E é exatamente sobre o governador que cai a responsabilidade de habilitar de tal maneira um secretário com fortes ligações a Rodney Miranda e ainda da escola de Hartung. É um risco que não pode ser ignorado. O passado de Garcia, não condena?
 
Segue...
Sem esquecer que Rodney Miranda usou a Secretaria de Segurança como palanque eleitoral, vendendo aquela falsa imagem de rambo e superdelegado, e conseguiu assim se eleger deputado estadual. Explorando a mesma imagem de grande combatente da criminalidade, também chegou à prefeitura. Só falta André Garcia querer seguir os passos do padrinho...
 
Superior
Gente, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), está demais mesmo. Nas declarações que fez ao jornal A Gazeta, nesta terça-feira (5), até acima de Deus ele se colocou. Veja bem: segundo Ferração, a Deus caberá vingança das denúncias que recaem sobre ele. Mas o presidente da Assembleia mesmo é evoluído, não se vinga, perdoará “setenta e sete vezes”. 
 
Corda bamba
Tem diretor importante da Cesan que está com os dias contados no cargo. Pista: é ligado ao ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e já sambou no secretariado na gestão passada. 
 
Corda bamba II
Na mesma situação estaria o ex-presidente do Banestes e atual diretor administrativo e financeiro da Companhia de Desenvolvimento de Cariacica (CDC), o advogado Paulo Roberto Mendonça França. O prefeito Juninho (PPS) o colocou na marca do pênalti.
 
Corda bamba III
Mas e o ex-presidente Pedro Gilson Rigo, peça-chave para Franças ter chegado onde está, e que agora é presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes), nada?
 
Artimanha
Depois das broncas envolvendo sua administração, o prefeito de São Mateus Amadeu Boroto (PSB) abriu mão de ser ordenador de despesas. A tarefa cabe agora aos seus secretários. Se o tempo fechar, nada respinga sobre ele.
 
Rentável
A propósito, por lá já correm notícias de que Boroto vai sair candidato a deputado federal, em dobradinha com o prefeito de Conceição da Barra, Jorge Donati (PSDB), disposto a tentar uma vaga na Assembleia Legislativa. Como são dois ricaços, há quem diga que será a parceria de maior PIB do norte do Estado. 
 
Afronta
O Conselho Estadual dos Direitos Humanos aderiu ao movimento nacional contra a eleição do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM). Pastor evangélico, Marco Feliciano é conhecido por suas frases polêmicas contra homossexuais, negros e religiões africanas. O Conselho convoca a bancada capixaba a impedir tamanho retrocesso. Será que vai?
 
Afronta II
Pior ou tão inaceitável quanto o pastor na presidência da Comissão de Direitos Humanos, só mesmo o ex-trófeu motosserra Blairo Maggi (PR/MT) ter sido escolhido presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado. Detalhe: um dos maiores desmatadores do país. 
 
140 toques
Hoje [terça-feira,5], somente a ArcelorMittal enviou representante [reunião Respira Vitória]. A Vale pediu para reagendar sua apresentação”. (Vereador de Vitória Serjão Magalhães – PSB – no Twitter). Nota da coluna: ou seja, correu. 
 
PENSAMENTO:
“O Estado é a mentira; mente em todas as línguas do bem e do mal, em tudo o que diz mente, e tudo o que possui rouba”. Friedrich Nietzsche 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/