sábado, abril 19, 2025
28.9 C
Vitória
sábado, abril 19, 2025
sábado, abril 19, 2025

Leia Também:

Rumo ao Manifesto X

Em primeiro lugar, a coluna parabeniza Deborah Sabará pela resistência, persistência e realização do IX Manifesto LGBT, que aconteceu domingo (11) último na Praia de Camburi, Vitória. Como ela mesma disse, só o fato de ter sido realizado lá já é uma demonstração de resistência.
 
Resistência a uma elite decadente e presunçosa que se acha dona da praia e tenta impor o domínio ao que pode ou não pode acontecer lá. Resistência aos entraves políticos que tentam impedir tudo que se refere à diversidade, principalmente aos LGBTs, impondo um estigma que só existe na mente atrasada e conservadora de quem não evolui.
 
Também resistência aos entraves impostos pela deseducação social do município de Vitória, que empurrou o manifesto para uma área onde a visibilidade foi mínima, mas que devido à mobilização da organização, a participação foi grande.
 
A toda a equipe, encabeçada por Deborah os nossos parabéns. O manifesto teve o gosto do ano passado, quando deveria ter acontecido no dia 14 de Dezembro, mas vítima da burocracia foi arrastado para 11 de Janeiro de 2015. Ano em que uma grande comemoração se anuncia a décima edição do manifesto, que deverá acontecer, desta vez, em dezembro.
 
Não temos tempo a perder! Isso merece uma grande festa, a maior de todas, e por menos que pareça, o tempo é curto. Precisamos estar atentos, pois os entraves serão maiores ainda.
 
Será uma questão de orgulho LGBT, uma festa sem precedentes, um ano inteiro de grandes debates, de muitos eventos, uma mobilização intensa dentro da nossa Capital. Que o manifesto de número IX se prolongue até o manifesto de número X.
 
Vamos unir forças a esse pequeno grupo de resistência intensificando ações, provocando a mídia, convocando a sociedade e dando as mãos a todos e todas, deixando de lado o ego e levando os pontos divergentes para ser superado, em prol do bem comum, o ano X.
 
Um emblemático ano que vem lado a lado com o recrudescimento do fundamentalismo político / religioso. Que ameaça o retrocesso e torna mais lento os avanços. É hora de levantar mais alto a bandeira do arco Iris, e reivindicarmos com mais atitude esse direito que é nosso.
 
Vamos aproveitar o ensejo e recrutarmos novos aliados. Como disse, deixando de lado as diferenças, de braços dados construir o nosso futuro. A homofobia está aí, fruto da ignorância e da desinformação. A palavra de ordem é resistência. Esse é o ano da dificuldade e por isso mesmo da virada. Prepare-se vem ai o manifesto de número X, a tudo já começou, e você já está convocado.

Luiz Felipe Rocha da Palma (Phil Palma) é publicitário. Nas “horas vagas” (às quartas) comanda o programa “Praia do Phil”, pela Rádio Universitária FM, onde defende os LGBTs e denuncia a homofobia. Fale com o autor: [email protected]

Mais Lidas