Terça, 14 Mai 2024

??s claras

As denúncias de espionagem praticada pela Vale contra funcionários e movimentos sociais, que apesar de ter tudo a ver com o Espírito Santo, até agora são tratadas fora daqui, poderão enfim ser passadas a limpo numa CPI na Assembleia Legislativa. À frente deste movimento está o deputado estadual Euclério Sampaio (PDT), que busca as dez assinaturas necessárias para iniciar uma investigação sobre o caso. A intenção é tratar da parte que envolve o Estado, por enquanto, citado na denúncia devido ao processo de implantação da Companhia Siderúrgica de Ubu (CSU) em Anchieta. Como o teor completo do documento ainda é desconhecido, novas questões ainda poderão surgir, e não será novidade nenhuma, pois sabemos bem dos meios que a empresa se utiliza para emplacar seus projetos, sem ser incomodada. Além da espionagem, a ideia é chegar ao licenciamento da 8ª usina, o que é outra medida necessária. Para que a CPI vingue, Euclério espera contar com a bancada do PT, que tem atuação próxima aos movimentos sociais, e ainda com os deputados que costumam fazer pronunciamentos sobre a questão ambiental, como José Esmeraldo (de saída do PR). Se esses parlamentares mergulharem, vai pegar muito mal. 
 
Mais do mesmo
A propósito, está difícil de a Assembleia encarar o governo Paulo Hartung (PMDB). Primeiro a CPI do Posto Fiscal, que naufragou. Agora o arquivamento da PEC que sustava os efeitos do Compete, aquele dos benefícios para o Sincades. O plenário “correu” também deste assunto. Entra governo, sai governo, e ninguém peita Hartung. 
 
Vitrine
Depois da Câmara de Vila Velha, agora é Euclério que pretende impedir a inauguração de obras inacabadas. Projeto protocolado pelo pedetista determina que o governo do Estado só pode fazer aquele oba-oba todo quando as obras estiverem 100% concluídas e aptas a serem entregues à população. Parece óbvio, mas virou vício realizar solenidades com a presença em peso da classe política, e quando vai ver, não tem quase nada ali. 
 
Vitrine II
O problema é que estamos em ano pré-eleitoral, quando todo mundo corre atrás de uma oportunidade para aparecer. E os deputados estaduais estarão no páreo pela reeleição. Quem vai querer mexer com isso logo agora? Cada obra é um “flash”. 
 
Conveniência
Essa história de conduta ilibada para a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas chega a ser engraçada. Só se lembra desse requisito quando interessa, como ocorre no processo atual, para atrapalhar a vida do deputado estadual Sérgio Borges (PMDB). 
 
Polêmica
Continua rendendo o vídeo de três jovens acusados de tráfico de drogas filmados antes de uma audiência com a juíza Graciene Pereira Pinto, em Mimoso do Sul, afirmando que seriam absolvidos. E foram. O Centro de Defesa dos Direitos Humanos “Dom Tomás Balduíno” divulgou nota de apoio à juíza. Afirma que é “montagem truculenta”. A gravação teria sido feita por agentes penitenciários.
 
Polêmica II
Os jovens foram detidos por tráfico durante o carnaval deste ano. Ao terem conhecimento de que Graciene conduziria a audiência, ainda na sala de espera, eles riram - um até se referiu à juíza como mãe. No sul do Estado, só se fala nisso. 
 
Bate-papo
O celebrado fotógrafo Sebastião Salgado tem conversa marcada com fotógrafos do Estado, nesta sexta-feira (31). O tema do encontro, organizado por Humberto capai, bom...nem precisa dizer.
 
Bate-papo II
Sebastião Salgado é mineiro de Aimorés, mas tem forte relação com o Estado. Foi aqui que ele cumpriu sua formação acadêmica em Economia e se casou. 
 
140 toques
‘O governo federal tem que lembrar o lema de Rondon quando tratar dos povos e das questões indígenas: morrer se preciso for, matar nunca”. (Ex-vereador de Vila Velha João Batista Babá – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons". Martin Luther King

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/