sábado, janeiro 18, 2025
25.5 C
Vitória
sábado, janeiro 18, 2025
sábado, janeiro 18, 2025

Leia Também:

Saúde, saúde, saúde

A coluna toma emprestado o bordão do deputado Hércules Silveira (PMDB): saúde, saúde e saúde! Para chamar a atenção sobre a problemática vivida pelo governo do Estado nesta área. Na semana passada, o governador Renato Casagrande inaugurou o hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.

Iniciada, e só iniciada no governo passado, essa poderia ser a grande obra do primeiro mandato de Renato Casagrande, que parece ter escolhido o setor da saúde como o filão de seu governo na área social.

Uma escolha inteligente do ponto de vista político, já que as melhorias nesta área sempre dão resposta rápida e a repercussão é ampla. A inauguração seria a grande obra de Casagrande, se os problemas na área que aconteceram durante nos últimos dias não tivessem ofuscado a agenda positiva.

O fechamento do Hospital Ferroviário, a interdição de um hospital em Guarapari, depois da morte de nove bebês, e as investigações sobre irregularidades no Hospital da Polícia Militar (HPM) tiveram muito mais visibilidade do que a inauguração do hospital na Serra. Se bem que a investigação no HPM foi deflagrada pelo próprio governo, mas a imagem do escândalo também abafa a iniciativa.

A Secretaria de Saúde, que passou por uma auditoria sobre os atos da gestão passada, tem o potencial para ser o carro-chefe do primeiro mandato de Casagrande. Sob o comando de Tadeu Marino, tem condições de voltar o olhar do Estado para a área social, imprimindo assim uma marca em seu primeiro mandato diferentemente de seu antecessor Paulo Hartung (PMDB).

Se conseguir resolver os problemas da área, Casagrande pode ganhar o apoio popular e evita que outras áreas mais complicadas do governo, como a segurança, por exemplo, abram espaço para discursos eleitorais em 2014. Discursos que, aliás, já começam a aparecer.

Mais Lidas