sexta-feira, abril 18, 2025
20.9 C
Vitória
sexta-feira, abril 18, 2025
sexta-feira, abril 18, 2025

Leia Também:

Segue a eleição

Nessa segunda-feira (19), na solenidade comemoração dos 81 anos do Hospital da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES), o governador Paulo Hartung falou em “barbeiragens” na saúde, se referindo à gestão da área no governo passado. 
 
Foi mais uma alfinetada no antecessor, Renato Casagrande (PSB), uma dinâmica que vem adotando desde a campanha e que não terminou na eleição de outubro. 
 
Para os meios políticos, os ataques de Hartung não são apenas ranço eleitoral. A estratégia tem relação com a blindagem de seu governo. Aparentemente, o governador vai usar o mesmo expediente de seus governos anteriores, apostando em um discurso, que é repetido pela mídia corporativa, legitimado com dados de pesquisas prá lá de contestáveis e criando uma sensação de que seu governo é forte e íntegro. 
 
Hartung tem um desafio muito grande pela frente. Quer mudar a percepção que a população tem sobre seu governo e sua própria imagem, quer se aproximar do povão. Tem feito uma série de medidas para isso, um pouco atrapalhadas, que nem sempre colam na imagem elitista que ele construiu ao longo de sua carreira pública. 
 
Na mesma intensidade em que tenta lustrar sua imagem, ele tenda destruir a do antecessor. A estratégia parece ser a de que a melhor defesa é o ataque. Hartung não diminui o ritmo dos ataques em nenhum momento, pode ter mudado as palavras, mas seu foco é desconstruir a imagem de Casagrande.
 
Para chegar ao fim dos quatro anos e eleger um sucessor, mais do que nunca ele precisa de um campo político livre para construir o palanque sem ter de enfrentar pedras. 
 
 
Fragmentos
 
1 – Muito bem destacado pelo professor Roberto Garcia Simões em sua coluna desta terça-feira (20) no jornal A Gazeta, sobre os gastos com a criação de mais uma secretaria na estrutura de governo. Isso em um momento em que o Estado está em ritmo de cortes de verbas.
 
2 – Na última sessão com o atual plenário, as despedidas de Claudio Vereza (PT) e Elcio Alvares (DEM) ganharam a cena. Os dois deputados fizeram discursos emocionados e ganharam homenagens dos colegas.  
 
3 – Finalmente acontece nesta terça-feira (20( o encontro mais esperado pelo prefeito de Vitória nos últimos meses. Ele tem uma agenda com o governador Paulo Hartung.

Mais Lidas