Ventos que sopram do sul do Estado, mais precisamente de Cachoeiro de Itapemirim, indicam que fracassou a primeira tentativa do governador Paulo Hartung de levar para o PMDB o deputado estadual Rodrigo Coelho (PT). Em recente encontro com o presidente do diretório municipal da sigla, Roberto Valadão, o governador havia solicitado a promoção do ingresso do petista no partido. Mas tão logo se iniciaram as conversas com as demais lideranças, houve forte resistência ao nome de Coelho: “Mas ele não é do PT, partido do prefeito [Carlos Casteglione]?”; “que seja o candidato do prefeito”. As reações reforçam o que já está claro no mercado político, de que o deputado arma estratégia para se desvincular do PT, partido desgastado nacionalmente, para construir sua candidatura à prefeitura de Cachoeiro em 2016 “limpo” e ainda com o apoio de Hartung. Mas, pelo visto, nem todo mundo está disposto a engolir o deputado petista. Quem compra o passe?
Sem abrigo II
Coelho tem meios de deixar o partido sem perder o mandato. O mais fácil deles vem de Brasília, onde a Câmara dos Deputados aprovou a “janela” de 30 dias para políticos insatisfeitos deixarem suas siglas. O texto precisa ser aprovado em segundo turno e, depois, ir para o Senado. Mas não deve “cair”.
Sem abrigo III
A outra forma, mais difícil, é alegar um alijamento das decisões do partido, como já sinalizada há alguns meses, na época da mudança no comando do diretório do PT de Cachoeiro. O Jornal Fato noticiou, naquela ocasião, que existe um racha no partido e Coelho não foi convidado a participar da reunião que definiu como presidente o vereador Professor Léo. Neste caso, precisa entrar com processo, etc e etc.
Pupilo
Como esperado, sobrou confete na posse oficial do novo desembargador Fernando Zardini nessa quinta-feira (18). Do ladinho dele, o “amigo de fé e irmão camarada” Hartung.
Legado
Vídeo publicado por Renato Casagrande (PSB) no Facebook mostrando o “antes e o depois” do governo estadual já registrou 7.234 visualizações e 72 compartilhamentos.
Contraponto
A propósito, o Sindipúblicos voltou a divulgar dados de consultoria independente sobre a situação financeira do Estado. Afirma que o governo já arrecadou mais de R$ 7,8 bilhões apenas até maio deste ano e está com um superávit de R$ 447 milhões. Ou seja: a entidade não vai engolir a justificativa de crise para cortes ao funcionalismo público.
Tratorada no ar
O deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) lança, na próxima semana, seu site. Já com forte atuação nas redes sociais, será mais um canal de comunicação do tucano com a população. O governo do Estado que se cuide!
Perfil
Comenta-se na Rádio Corredor da Assembleia que o vice-líder do governo Erick Musso (PP), lembra aqueles seguranças de boate. É alto, forte, e ainda exerce uma postura de bravo com os braços cruzados ao lado de quem vai usar o microfone no plenário. Mexe!
Berros
O que era raridade, virou rotina na Câmara de Vila Velha. Agora já são frequentes as críticas ao prefeito Rodney Miranda (DEM). O demista, olha só, tem realizado caminhadas e anúncio de obras sem a presença dos vereadores que representam os bairros em questão. Não quer dividir holofote.
Nas redes
“Senador Ricardo Ferraço, o senhor poderia formar uma comitiva para visitar e vistoriar as escolas estaduais do seu Estado? Vamos formar uma comissão, senador?”. (Ninja ES – no Facebook).
PENSAMENTO:
“As ideias que entram na mente sob fogo lá permanecem seguras para sempre”. Leon Trotsky