
Líder da maioria na Câmara dos Deputados desde fevereiro último, Lelo Coimbra (PMDB) está na missão de consolidar identidade própria para a disputa à reeleição em 2018. Aproveitando-se, para isso, da interlocução aberta com a nova função entregue a ele pelo presidente Michel Temer. Defensor ferrenho da aprovação das reformas que tramitam no Congresso Nacional, o deputado corre o campo eleitoral. Está em todas do setor empresarial, mas também circula entre outras áreas, abrindo o leque de oportunidades. A movimentação de Lelo é interpretada nos bastidores políticos como uma sinalização clara da tentativa, mais uma vez, de se descolar da condição de candidatura carimbada do governador Paulo Hartung (PMDB), como foi por muitas eleições. Caminho que o deputado se propôs a iniciar pela primeira vez na disputa à prefeitura de Vitória, em 2016, quando garantiu musculatura sem apoio de Hartung e, muito menos, com ele no palanque. Embora tenha ficado em terceiro lugar, sem avançar para o segundo turno, o teste das urnas nessa condição foi favorável ao deputado, que cresceu na reta final e acabou com 26.584 votos. Para a reeleição de 2018, o deputado estaria confiando nessa fórmula: território delimitado na Capital, mais articulações políticas entre o cenário nacional e local. E nada de dependência da marca Paulo Hartung. Até porque, vai esperar alguma coisa do governador, vai…
Muito assunto
O segundo encontro do presidente da Asssembleia Legislativa, Erick Musso (PMDB), com o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que também é presidente da Câmara dos Deputados, desta vez em Brasília, repetiu as companhias da visita surpresa de Maia ao Estado, no meio do último feriadão. Ao lado de Erick, o diretor-geral da Assembleia, Roberto Carneiro, e o secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior.
Muito assunto II
Outra semelhança: o discurso para justificar mais uma reunião entre eles, realizada nessa quinta-feira (22): crises econômica e política, com um acréscimo feito por Erick: termo de cooperação entre a Câmara e a Assembleia. Só falta convencer lideranças do próprio DEM no Estado e o mercado político.
Muito assunto III
Por enquanto, o que se debate nos bastidores é a articulação para filiação de Erick ao partido, de cima para baixo. O que tem, inclusive, gerado reações, principalmente do casal Theodorico Ferraço e Norma Ayub. O deputado estadual e a representante capixaba na Câmara pelo DEM estão excluídos das conversas.
Imagem
Hartung segue com suas agendas no interior. Nesta sexta-feira (23), inaugurou a “modernização” de trecho que interliga o entroncamento da ES 220 ao distrito de Praça Rica, em Vila Pavão. A obra custou R$ 10 milhões e integra o Programa Caminhos do Campo. Aquele, que o governador matou e agora resolveu ressuscitar. Tudo dentro da estratégia de mostrar serviço e trabalhar sua imagem para a próxima eleição.
Nem assim
A propósito, a atual gestão tem quase aversão a audiências públicas na Assembleia, ainda mais quando o tema é indigesto. Mas ignorar, também, a sessão especial para debater a Campanha da Fraternidade 2017 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi demais. Este ano, o foco é a preservação dos biomas e a defesa da vida, porém, da área ambiental, ninguém compareceu.
Nem assim II
Para amenizar, o governo enviou Marcos Sossai, assessor do secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, e o subsecretário estadual da Casa Civil para Coordenação Política, Giuliano Nader. Não conseguiu evitar as críticas. Tanto “prestígio”, assim, porque foi o líder, Rodrigo Coelho (PDT), que propôs a sessão, hein…
Convite
O vice-prefeito de Presidente Kennedy, Dorley Fontão, hoje no PSD, e seu chefe de gabinete, José Augusto Paiva, estão a um pé do PEN, do deputado estadual Rafael Favatto. O convite é para que façam uma dobradinha na proporcional em 2018, com candidaturas a deputados estadual e federal, respectivamente. Pelo que parece, toparam a empreitada.
Tio Sam
Um Workshop voltado para obtenção do Green Card e outros vistos nos Estados Unidos será realizado na próxima segunda-feira (26), no Sheraton, em Vitória, entre 19 e 22 horas. Realizado pela LCR Capital Partners e pelo escritório de advocacia Miami Leaf, informa sobre o EB-5, programa que garante visto a quem deseja investir em projetos para geração de empregos. O evento é gratuito.
Nas redes
“Governo culpa queda do valor do petróleo e fechamento da Samarco para negar novamente revisão salarial. ‘Não vamos conceder novamente a revisão este ano’, anunciou o secretário Paulo Roberto. Os sindicatos já estão organizando o Julho de Luta. Basta”. (Sindicato dos Servidores Públicos do Espírito Santo – Sindipúblicos – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Não existem meias-verdades”. Georges Bernanos