Sexta, 19 Abril 2024

Sem curva

O ex-chefe do Ministério Público do Estado (MPES) Fernando Zardini (foto) está tonto até agora com a chamada bem dada que levou do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), Pedro Valls Feu Rosa. O destino não poderia caprichar melhor, em ser Zardini o representante do MPES na sessão da 1ª Câmara Criminal, nessa quarta-feira (22). As declarações de Pedro Valls não fizeram curva. Acertaram em cheio o arranjo institucional do ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que tem Zardini como peça fundamental. À frente do MPES por duas gestões, o procurador de Justiça manobrou o órgão de acordo com os interesses de Hartung: engavetou todos os processos que respingavam no governo passado e derrubou cada um dos adversários do ex-governador. Em um escândalo como esse, com parte das denúncias - transações nebulosas de compra e venda de terrenos - revelando ligações com Hartung, é realmente de se indignar que o MPES tenha finalizado uma lista de envolvidos pra lá de meia-boca. Nada, porém, que não fosse o esperado. O que entra como imprevisível na história é a posição firme de Pedro Valls. Encostou Zardini na parede e deixou claro que não pretende parar no meio do caminho. O ponto final são as cabeças da pirâmide. Finalmente. 

 

Vai se queimar
O secretário de Estado de Justiça, Ângelo Roncalli, está mesmo brincando com fogo. Em meio ao turbilhão por conta da investigação do esquema no Iases, que já levantou outras questões tão nebulosas quanto dentro da pasta, ele simplesmente publica outro aditivo com a MS Quintino, no “singelo” valor de R$ 891 mil, por um ano. A empresa, como se sabe, integra o fechado grupo que leva todos os contratos para fornecimento das péssimas quentinhas nos presídios capixabas. 
 
Vai se queimar II
As denúncias contrárias a MS Quintino, que também coleciona advertências pelo serviço inadequado, são feitas sistematicamente por Século Diário há anos. Mas são ignoradas, igualmente ocorreu na ocasião das reportagens sobre a corrupção no Iases. Se procurar...
 
Vai se queimar III
A primeira vez que o nome apareceu na boca de algum representante da população capixaba foi nessa quarta-feira (22), quando o deputado estadual Gilsinho Lopes (PR) pontuou os contratos abocanhados por ela e apontou a qualidade da marmita fornecida: pior do que lavagem de porco, disse.  
 
Bem pensado
O Diário Oficial desta quinta-feira (23) publicou a licença de Fernando Aquiroga da diretoria técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Pelo período de dois anos, sem remuneração. Hora mais própria não poderia existir. Aquiroga era o último dos moicanos da antiga diretoria, que fez feio na condução da questão ambiental do Estado. Apontado como o próximo a sair da pasta, já se antecipou. 
 
Nada mudou
O deputado estadual Cacau Lorenzoni (PP), desde que voltou à Assembleia, mantém seu velho estilo: entra mudo e sai calado. 
 
Pratos limpos
Em Guarapari, o resultado de uma chamada pública da prefeitura está dando o que falar. E com razão. A Secretaria de Educação pagou um preço unitário bem salgado no peixe e no leite para abastecer as escolas. Ao todo, as compras chegam a R$ 122.460,00. O problema é que a comida oferecida não faz jus. Em tempos de vacas magras nas campanhas eleitorais...
 
Jeitinho
Na Serra, como não têm tempo de TV, a estratégia dos candidatos é explorar o rádio e buscar alternativas nas redes sociais. O prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que este ano tenta a reeleição, quer criar uma TV web, para disponibilizar programas em seu site. Se vai dar certo ou não, já são outros quinhentos. 
 
Procura-se
A Justiça está atrás dos sócios – os irmãos Emir Nascimento Campos e Eduardo Oliveira Campos - da empresa World Glass, aquela que oferecia serviço de fechamento e envidraçamento de varandas, em Vitória, mas depois não realizavam – 26 pessoas foram alvos do golpe. É para citação em uma ação de busca e apreensão do Banestes, das mais de 300 acumuladas pela empresa. Chá de sumiço.
 
140 toques
“Iases/Acadis: destratando os menores e “cevando” os maiores”. (Ex-deputada estadual Mariazinha Vellozo Lucas – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir."Winston Churchill 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/