Quinta, 25 Abril 2024

Sem miséria

 

Já há quem diga que a campanha do candidato a prefeito pelo DEM, deputado estadual Rodney Miranda, é a mais cara de Vila Velha. O investimento pesado chama atenção. O município está tomado por materiais de campanha do demista, ocupando espaços em proporção maior do que os delimitados pelo próprio prefeito candidato à reeleição, Neucimar Fraga (PR). Em uma eleição caracterizada por falta de recursos, a dúvida é sobre quem banca tudo isso. Os meios políticos já atribuem a origem dos investimentos a um flanco muito forte da Maçonaria. O volume calculado é de causar inveja a qualquer mortal. Um detalhe que faz a diferença para um desconhecido, que já entrou na disputa com poder, disseminando a imagem de combatente e superdelegado que gosta de pregar. Intenção de Rodney de se meter em briga de cachorro grande não é fechar a raia, nem sair como dono de uma campanha apagadinha. O negócio é chegar junto.
 
Inconveniências 
Um número de celular com DDD 21 envia torpedos para moradores de Vitória, desde essa sexta-feira (5), pedindo votos para o candidato do PPS em Vitória, Luciano Rezende. Ninguém merece. 
 
Na rede
Por falar em Luciano, um evento no Facebook convida para o “Dia Mundial sem Luciano e Magno Malta (PR)”, neste domingo (7). Vem de apoiadores da petista Iriny Lopes (PT), que briga com o deputado estadual pela segunda vaga na disputa. Magno, como se sabe, apoia Luciano, mas embora não tenha sido solicitado na campanha, entrou no bolo do protesto.
 
Logo atrás
Em Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito petista Carlos Casteglione registra crescimento, o que coloca em área de risco o líder Glauber Coelho (PR). O republicano tem que se cuidar para segurar o adversário nestas horas que antecedem o encontro dos eleitores com as urnas e se manter na liderança.  
 
Não convence
O jornal A Gazeta publica matéria neste sábado (6), tentando justificar a série de decisões judiciais desfavoráveis ao Instituto Futura. Mas é bom que se registre: o histórico de manipulação é coisa antiga e não é exclusivo do pleito deste ano. A diferença é uma só: começou a reação. 
 
Segue...
Para o mercado político, já está claro que a intenção do Futura é alterar os cenários nesta reta final, influenciando o voto útil e a linha de chegada. O pior é que tem efeito.  
 
Desvantagem
A não ser em Cariacica, os outros principais municípios da Grande Vitória – Vitória, Vila Velha e Serra – não devem ter mais de um terço de renovação nas Câmaras de Vereadores. O que demonstra o perfil conservador do eleitorado e a dificuldade dos candidatos novos em captar recursos para campanha. Exceção, é claro, dos apadrinhados. Dinheiro em eleição é ouro. 
 
Mesmice 
Já os vereadores que buscam a reeleição, além de disporem da visibilidade do mandato, conseguem apoios com mais facilidade. A tônica da disputa deste ano, cravada na mudança, vai ficar mesmo só no discurso. 
 
Exceção
O caso de Cariacica, onde estão previstas mudanças em 50% das cadeiras do Legislativo municipal, é um indicativo de que por lá as campanhas foram mais equilibradas. 
 
Não deu em nada
Balanço da sabatina realizada pela Associação Amigos da Praia de Camburi, sobre meio ambiente, saúde e qualidade de vida: Luiz Paulo Vellozo Lucas alegou problema de agenda, Iriny Lopes (PT) nem respondeu, e Luciano Rezende (PPS) esteve lá, mas não assinou o termo de compromisso com a entidade. 
 
140 toques
“A campanha no ES termina com muitas dúvidas: quem vai para o segundo turno em VV, Vix e Cariacica? Quem ganha em Cachoeiro e Serra?”. “Ex-secretário de Desenvolvimento de Vila Velha – Octaciano Neto – no Twitter). 
 
PENSAMENTO:
“Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos”. Friedrich Nietzsche

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/