Basta a senadora Rose de Freitas (PMDB) se movimentar na direção da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), como ocorreu mais uma vez nessa semana, que o mercado político ressuscita a “lista da maldade” dos cargos comissionados atribuídos a ela na estrutura portuária capixaba. A última vez que o “loteamento” veio à tona, no ano passado, foi no auge da discussão sobre o desembarque do PMDB do governo Dilma Rousseff. Para proteger seus indicados, a senadora negou praticamente a cota inteira. Agora, os nomes surgem no contexto da articulação contra a privatização da Codesa. A senadora se reuniu com lideranças e trabalhadores em Vitória, para reforçar o compromisso de impedir a inclusão da companhia no rol de concessões das empresas públicas à iniciativa privada, além de prometer uma reunião com o presidente Michel Temer – de quem diz ter garantias de permanecer tudo com está – e ministros. Logo em seguida, foi a madrinha da solenidade que oficializou a conclusão das obras de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória. De 2016 pra cá, a lista que voltou a circular indica que quase nada mudou. O lote de Rose na Codesa atualizado é de 10 cargos. Fora seu irmão Edward D. Freitas, coordenador de Serviços Gerais, o bolo inclui o diretor-presidente Luis Claudio Santana Montenegro e sua assessora Joana Brotas; o coordenador de Gestão Empresarial, Francisco de Assis Portela Milfont; o secretário do diretor de Operações, Rodrigo Borges; o coordenador de Tecnologia de Informação, Ricardo Saiter Mota; o diretor de Infraestrutura e Operações, Guilherme Magalhães; o secretário do Diretor, Peterson Vieira Correa; outro secretário de Diretor, Giulliano Pires Tavaes; e o diretor de Administração e Finanças, Roberto Carlos Teles Braga, ex-deputado estadual. As relações, como dizem nos bastidores, é de irmão, enteado, primo, ex-assessor, amigo…falou em Codesa, é de Rose e ninguém “tasca”!
Sempre atual II
O máximo que muda é a troca de um cargo ou outro, um rodízio interno, mas os mesmos nomes se mantêm nos últimos tempos. Inclusive, os ex-diretores-presidentes, Graciano Ulisses Merlo e Clovis Lascosque, também eram apontados como da cota de Rose.
Nem se compara
A senadora não é a única, verdade. Têm também na Codesa indicações dos deputados federais Lelo Coimbra (PMDB) e Paulo Foletto (PSB), respectivamente, a diretora de Planejamento Mayhara Monteiro Montenegro e a coordenadora de Comunicação Social, Rose Duarte. Não dá nem pra competir, né?
Fora Temer?
A propósito, Rose até pesou para cima de Temer na reunião com os portuários. “Acho que a imagem e a posição política do presidente podem cair ainda mais se ele não honrar o que já foi comprometido. Vai ser muita falta de ética descosturar o que foi feito”.
Muito assunto
Mudando de assunto, mas nem tanto, a senadora tirou da manga a desculpa universal da classe política para responder aos encontros a portas fechadas com lideranças estratégias da disputa de 2018. Sabe a reunião em Brasília entre ela e o ex-governador Renato Casagrande (PSB)? Então, a pauta foi reforma política. Claro, claro!
Muito assunto II
Não custa lembrar, o governador Paulo Hartung usou de argumento semelhante nas visitas ao Estado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O motivo apresentado também tinha reforma no meio. No final das contas, era o óbvio, negociação política e partidária.
Mais um round
Demorou, mas foi retomado o embate entre o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), e a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan). Sujo falando do mal lavado.
Bizarro
Na política de Aracruz, norte do Estado, tem de tudo. O secretário de Saúde, Ivan Pestana, “rachou o bico” ao ser questionado na Câmara sobre a precariedade de uma unidade de saúde. “Com todo respeito, só morre quando chega a hora”, respondeu ao vereador Celson da Farmácia (PRB), que rebateu, lógico, insatisfeito. E o secretário? Continuou rindo, de ficar vermelho.
Bizarro II
É esse o manual de conduta da sua equipe, prefeito Jones Cavaglieri (SD)? Que “beleza”, hein…
Nas redes
“PMV multa Cesan em mais de R$ 20 milhões por derramamento de esgoto. Este casamento é perfeito!”. (Juntos-SOS Espírito Santo Ambiental – no Facebook)
PENSAMENTO:
“Dinheiro é como eletricidade; beneficia os prudentes; fulmina os insensatos”. Dinamor