Quinta, 28 Março 2024

Sepultados

 

Definitivamente, este não é o ano do PSDB. O partido foi mal nas disputas municipais e perdeu sua principal chance de se reerguer na política capixaba, o que seria possível com a conquista da prefeitura de Vitória. A derrota na Capital tem gosto amargo também pelo fato de o candidato tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas ter passado a maior parte da campanha em clima de “já ganhou”. Resultado: o tombo foi ainda maior, e pelo lado que menos se esperava, do candidato do PPS, Luciano Rezende. Diante do cenário, o ex-prefeito não tem mais espaço para se firmar como principal liderança do PSDB no Estado. Em 2014 não dá para ele. Esperar até 2016 é um tempo muito longo, com o agravante de que provavelmente esbarrará no novo prefeito – político em ascensão - em busca de reeleição. Luiz Paulo e o PSDB, para permanecerem vivos e influentes, só mesmo acreditando em milagre. Complicou. 
 
Sepultados II
Também pesa contra Luiz Paulo e o ninho tucano a derrota de José Serra em São Paulo – neste caso é ainda pior, já que foi para um adversário do PT. Serra, aliás, era quem garantia a posição do ex-prefeito de Vitória na Executiva Nacional do partido. Efeito dominó. 
 
Sepultados III
Vale lembrar que a disputa em Vila Velha também era uma aposta dos tucanos para conquistar sobrevida no Estado. Mas o candidato Max Mauro não passou nem do primeiro turno. 
 
Filho único
No final das contas, o mandato que sobrou para o PSDB é do deputado federal César Colnago, que corre risco de ter sua reeleição prejudicada fatalmente por conta das derrotas acumuladas neste ano. O percurso é longo e tortuoso. 
 
Prêmio de consolação
Para não dizer que o ninho tucano não levou nada, além de algumas prefeituras do interior, passa a ter pelo menos uma cadeira na Assembleia Legislativa, que será ocupada pelo vereador Marcos Mansur (Cachoeiro). 
 
Destaque
A vitória de Luciano Rezende o colocou nos Trending Topics do Twitter – assuntos mais comentados na rede. 
 
Sem viradas
Embora os adversários tenham encurtado a distância dos primeiros colocados no primeiro turno em Vitória e Vila Velha, as urnas confirmaram os nomes que representavam a “mudança” no pleito. A onda pegou. 
 
Na boca do povo
Desde a noite desse sábado, quando saiu o jornal A Gazeta de domingo (28), com as pesquisas do Instituto Futura favoráveis a Luiz Paulo e Rodney Miranda pipocam denúncias dando conta da distribuição gratuita do jornal para moradores dos dois municípios. Configura crime eleitoral. 
 
Desabafo
A propósito, o deputado estadual Cláudio Vereza (PT) soltou o berro que provavelmente estava preso na garganta já há algum tempo. Após a vitória de Luciano, seu genro, ele disparou no Twitter críticas ao jornal A Gazeta, pelo que chamou de tentativa de golpe. E completou: “quem pagou a PHutura?”.
 
140 toques
“Perder é triste, mas faz parte da democracia. Nem sempre se ganha. Mas agressão a trabalhador é descontrole”. (Vereadora da Serra – Sandra Gomes – PSDC – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“O melhor governo não é o que dá aos homens o máximo de felicidade, mas o que faz feliz o maior número de homens”. Charles Pinot Duclos

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/