
Em todas
Os prefeitos Juninho (PPS), de Cariacica, e Rodney Miranda (DEM), de Vila Velha, e o governador Paulo Hartung (PDB) nunca devem ter se encontrado tanto na vida, em tão pouco tempo, desde que este tomou posse. Rodney presenciou até posse de secretário estadual. Nessa sexta (9), os dois estavam com Hartung, recebendo o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), no Palácio Anchieta. São, de longe, os preferidos do governador.
Interrogações
Ok, o Max da Mata, vereador de Vitória e aliado do prefeito Luciano Rezende (PPS), é presidente regional do PSD, o que deve ter facilitado um encontro à parte do ministro com o prefeito. Mas não deixa de ser sintomática a ausência de Luciano ao encontro no Palácio Anchieta com o governador e os demais prefeitos da Grande Vitória – além de Rodney e Juninho, estava também Audifax Barcelos (PSB), da Serra.
Ironia do destino
O destino às vezes passa a perna na gente. Na reunião com a Associação dos Municípios do Estado (Amunes), ficou a cargo de quem desfazer as ilusões dos prefeitos quanto a uma ajuda do governo estadual? Guerino Balestrassi, secretário de Ciência e Tecnologia e ex-presidente da entidade. E, além de tudo, ele tem pauta municipalista. Ironia brava.
Sandálias da humildade
Pelo menos na aparência, o que se viu nesta primeira semana de terceiro mandato de Paulo Hartung (PMDB), foi que ele está tentando calçar as sandálias da humildade. Fala em zelo pelo dinheiro público, elogia a austeridade, beija crianças na posse, suspende uso de logomarcas no governo. Vejamos até onde isso vai.
Falando em austeridade…
Auditores fiscais nomeados no final do governo Renato Casagrande (PSB) foram as primeiras vítimas do discurso da austeridade. Hartung anulou o decreto de nomeação de 15 nomes aprovado em concurso para a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Depois, vieram os prefeitos, cujas esperanças não foram cevadas. Agora são os professores estaduais: o governo já disse que estes não receberão aumento em 2015.
Façam suas apostas
Nesta segunda semana de terceiro mandato, qual a medida de austeridade que Hartung vai anunciar? Que área do governo Casagrande ele vai desancar?
Falando em logomarcas…
O governo Hartung iniciou pelas redes sociais a filosofia de não usar logomarcas do governo. No Facebook, Twitter e Instagram, o brasão oficial já aparece nas respectivas fotos de capa.
Só uma dúvida
Questão tardia, mas conveniente. Como a Serra quer implantar um pólo gastronômico em Laranjeiras, como anunciado em julho passado, se, agora, uma lei municipal proíbe bares e restaurantes de funcionar após 1h? Vai ver o secretário municipal de Defesa Social, Nylton Rodrigues, tem a reposta.
Pensamento
“Sou um pessimista pela inteligência, mas um otimista pela vontade”. Antonio Gramsci