O prefeito “trapalhão” de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), conseguiu uma façanha: há exatos nove dias é destaque na imprensa local e nacional. Não é para qualquer um! Tudo começou, é claro, com sua fatídica viagem a Nova Iorque, quando largou seus eleitores na pior por conta das chuvas. Desde então, não parou mais. O passeio ao exterior continua rendendo e, além disso, após seu retorno por livre e espontânea pressão, Rodney todo dia aparece com uma ideia pior do que a outra para mostrar serviço à população e “limpar” sua barra. Nem vou repetir aqui as “novas” do prefeito, porque o assunto está aí, na boca do povo. São medidas jogadas ao vento, no desespero, que não transmitem qualquer confiança à população. Uma mistura de irresponsabilidade com prepotência. Sim, prepotência, porque todos os anúncios recentes de Rodney, inclusive divulgados no site da prefeitura, seguem a mesma linha: o prefeito decidiu, o prefeito vai fazer, o prefeito assume…não tem nada de institucional, equipe, secretariado ou qualquer trabalho conjunto com outros órgãos, é tudo Rodney. Desse jeito, o prefeito vai “longe. E mídia espontânea é o que não vai faltar. Só que com efeitos nada favoráveis.
Só dá ele II
Frase do editorial de O Globo desta sexta-feira (27), sobre as chuvas (Nova tragédia, velhos vícios): “Por fim, há o clássico da incúria do governante que decide viajar de férias e hesita em retornar até o momento em que a pressão social passa a representar ameaça à sobrevivência política sua e de seus aliados, como ocorreu com o prefeito de Vila Velha (ES), Rodney Miranda (DEM).
Mergulhados
Perguntinha que não quer calar: os vereadores de Vila Velha, aliados de Rodney, não vão posar ao lado do prefeito agora? Casamento é assim: na alegria e na tristeza…
Análise
Levantamento recente publicado pelo Estadão faz uma previsão da eleição a governador em 2014. Diz que dos 15 governadores aptos à reeleição, “só três podem confiar que estão no rumo certo para voltar ao palácio depois de passarem pelas urnas”. Um deles…
Análise II
É o governador Renato Casagrande, junto com Beto Richa (PSDB) no Paraná e Tião Viana (PT) no Acre. “Mas imprevistos acontecem”, lembra a publicação.
Análise III
As previsões do Estadão foram feitas na esteira da última pesquisa CNI/Ibope. Os efeitos das tragédias das chuvas, para bem ou para mal, ninguém sabe ainda.
Lenda
O prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), até tenta, mas está cada vez mais difícil justificar o motivo de não ter cumprido sua principal promessa de campanha, que era isentar do pagamento do IPTU quem mora em rua sem pavimentação no município. Não convence.
Inadmissível
A Defesa Civil do Estado precisa articular melhor a divulgação das vítimas fatais em decorrência das chuvas nos municípios capixabas. Tem muito desencontro de informação. Mas o pior mesmo foi divulgar uma lista com nome e tudo e depois corrigir. O último boletim dessa quinta-feira (26) informava 27 vítimas identificadas, depois reduziram para 23. O assunto é sério.
Até nessas horas?
O Procon de Vitória vai investigar a venda dos itens da cesta básica e água mineral nos estabelecimentos do município. Chove denúncia de superfaturamento. Chocante.
140 toques
“Prefeito Luciano Rezende, a Vale fez uma zona hoje [sexta-feira, 27] em Jardim Camburi. Abriu as comportas e espalhou peixe e pelas ruas!!”. (Alberto V. M – no Twitter).
PENSAMENTO:
“Eu sou o programa”. Jânio Quadros