quarta-feira, dezembro 4, 2024
24.4 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 4, 2024
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Leia Também:

Sob censura

Para não ter sombra de dúvida: Século Diário não se posicionou sobre a recente decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – e outros assuntos mais – porque está proibido judicialmente. Alvo, mais uma vez, de censura prévia, considerada por entidades de imprensa e muitos juristas como uma das formas mais violentas de ataque à liberdade de expressão a veículos de comunicação no País. Em artigo sobre o caso de repercussão registrado este ano contra jornalistas no Paraná, a professora de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora da ObjETHOS, Sylvia Debossan Moretzsohn, resumiu bem a questão: “Naturalmente, na dúvida, o que se impõe é uma autocensura que leva ao silenciamento puro e simples”. Ficam, igualmente, nosso registro e protesto.

 

 
Aí, não!
O artista e editor da Revista Prego, Alex Vieira, recorreu às redes sociais nesta segunda-feira (29) para comunicar uso indevido pelo prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), de um trabalho de sua autoria, que virou slogan e hashtag da campanha demista. A Prego, como informa Alex, já acionou o Jurídico.
Aí, não II!
Trata-se do “Prefiro Vila Velha” (foto à esquerda), criado por ele em 2009 para uma exposição em Vitória, e que integra seu livro Quadrinhos, arte punk & psicodelia, lançado há dois anos, com registro na Biblioteca Nacional. O trabalho se reproduziu em outros produtos, como camisetas e boné, mas sem fins de promoção pessoal, muito menos eleitoral. “Nem eu, nem a Prego está apoiando nenhum candidato nas eleições de Vila Velha”, avisa. 
Sem crise
Em Linhares, norte do Estado, se tem um problema que não preocupa os principais candidatos a prefeito é o tal caixa vazio. Uns com muito mais, outros com mais – não tem menos. Que o digam Guerino Zanon (PMDB) e Eliana Dadalto (PTC).
Atrasado
O senador Magno Malta (PR) demorou a declarar seu apoio ao candidato do seu partido a prefeito na Serra, hein? Tem é tempo que o vereador Gideão Svensson anunciou sua entrada no pleito. O videozinho, porém, só veio agora.
Antes e depois
Por falar em Malta, na sua defesa cada vez mais incisiva dos interesses da classe conservadora, o senador mudou de opinião sobre o Estatuto do Desarmamento. Agora defende mudanças – leia-se facilidades – para obter e manter armas no País.
Missão
No Dia D do julgamento contra a presidente eleita Dilma Rousseff no Senado, a propaganda eleitoral do candidato a prefeito do PT em Vitória, Perly Cipriano, criticou o processo e o “golpe de estado civil”. Perly, como se sabe, tem a missão de defender o legado dos governos petistas. Missão pra lá de dura.
Mais do mesmo
Aliás, os senadores capixabas estão nas redes sociais “bombando” com postagens sobre o assunto. Mas lá no Senado, a participação de Ricardo Ferraço (PSDB) e Magno Malta (PR) não foi nada essas coisas todas, viu?! 
Farsa
O deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) ficou pé da vida com um outdoor enchendo a bola da Escola Viva (“crescendo em todo o Estado junto com os sonhos dos jovens”) e resolveu se manifestar no Facebook: “Propaganda enganosa! O governo do Estado alega que não tem dinheiro para fazer o que as escolas, alunos e professores necessitam, mas gasta milhões numa campanha publicitária enganosa”. Pois é…
Farsa II
Majeski lembra que existem apenas cinco escolas do projeto, enquanto o Estado possui cerca de 500 espalhadas pelos 78 municípios. “Onde se verifica esse crescimento anunciado na propaganda? Ainda que o governo abra mais unidades desse modelo no ano que vem, mais de 90% dos alunos da rede estadual, mesmo que quisessem, não teriam acesso a essas escolas”. É o jogo do vale tudo do governo pelo projeto de marketing de Hartung.
Nas redes
“Acompanhando a retirada do Termo de Adesão dos 11.98% dos servidores da Ales que ao longo dos anos foram injustiçados e tiveram que entrar na justiça. Lamentavelmente, muitos morreram sem receber seus direitos, o que agora se tornou realidade”. (Deputado estadual Gilsinho Lopes – PR – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Entre jornais e governo, se tivesse que escolher, preferiria os jornais”. Thomas Jefferson

Mais Lidas