O governador Paulo Hartung (PMDB) reuniu autênticos atiradores de elite em seu governo: o deputado estadual licenciado Paulo Roberto (Casa Civil), promotor Evaldo Martinelli (Ações Estratégicas), o promotor Marcelo Zenkner (Controle e Transparência), Robson Leite (Turismo) e Guerino Balestrassi
(Ciência e Tecnologia). Uma equipe cuja principal atividade é a beligerância. Paulo Roberto nos dá o exemplo mais recente, vide seu desempenho durante o caso da apreciação das contas do ex-governador Renato Casagrande (PSB) na Assembleia Legislativa. É um exército de soldados fiéis que, cada qual na sua área, desempenhou papel fundamental na construção do arranjo hartunguiano em seus mandatos anteriores.

Controle e transparência
A posse do novo secretário de Controle e Transparência virou um autêntico “baile da saudade”. Hartung aproveitou a deixa e reviveu um de seus discursos prediletos: o combate à corrupção quando assumiu o governo em 2003, et cetera, et cetera, o governo afundado em corrupção, et cetera, as instituições dominadas pelo crime organizado, et cetera. Mas falar de um famigerado posto fiscal em Mimoso do Sul ele não falou. Nem de consultorias prestadas por uma empresa de nome Éconos.
Equipe
A equipe de transparência de Hartung conta com Luiz Fernando Mendonça Alves, cuja nomeação na Subsecretaria de Transparência foi publicada na edição desta quarta-feira (7) do Diário Oficial. Luiz Fernando é o homem que, como secretário da Controladoria Geral do Município, levou Vitória ao posto de segunda Capital mais transparente do Brasil. Para a Subsecretaria de Transparência foi nomeada Simony Pedrini Nunes Ratis, que já integrava a equipe de Renato Casagrande na Secont.
Baixas
Luiz Fernando Mendonça Alves é o segundo nome que o prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS) perde para o governador Paulo Hartung. Outra baixa foi João Luiz Paste: o ex-secretário municipal de Projetos Especiais agora é subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano.
Velha parceria
Aliado de Hartung, o prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) não perdeu tempo: já se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Coser, para tratar de parcerias. A prefeitura pôs a foto do encontro em seu Facebook e não deu outra: leitores já reivindicam obras para seus bairros, como Pontal das Garças, Blaneário Ponta da Fruta, 23 de maio e São Conrado. O curioso é que esses bairros integram a região da Grande Terra Vermelha, a mais problemática do município.
Falando em Rodney…
O prefeito canela-verde vem comparecendo a todas, precisamente todas, solenidades do novo governo. Presenciou até a posse de Marcelo Zenkner, nessa terça-feira (6). Na posse de Hartung na Assembleia, foi até anunciado como o representante dos prefeitos da Grande Vitória. Já se vê o tamanho do problema que Hartung vai ter que carregar. Ou melhor: já está carregando.
A terra treme
Anunciar com pompa o corte de cafezinho não bastou ao governo Hartung. Houve a necessidade de estabelecer outro paradigma de austeridade: decretar o fim do uso de logomarcas. Uma revolução.
Alma do negócio
Para efeitos de marketing, a proposta linha-dura do secretário de Defesa Social da Serra Nylton Rodrigues de fechar os bares do município à 1 hora é ótima. Medida fácil, de impacto, que transmite rigor e intransigência. Mas como projeto de segurança, é rasteiro para uma cidade com os problemas da Serra. Ou seja: se vai funcionar, é outra história.
Ê, boca…
Da série “não fala que chama”. No último dia 29, durante sua prestação de contas, o prefeito Luciano Rezende (PPS) encheu a boca para dizer que as contas da sua administração não respondiam a um processo na justiça. Mas veio a roda do tempo e aprontou das suas: o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão dos pagamentos da decoração natalina da capital.
140 toques
“Bom dia! 1959 – Os EUA reconheceram o governo de Fidel Castro em Cuba, cinco dias após a tomada de Havana por um grupo de revolucionários”. O vereador, e historiador, Namy Chequer (PCdoB) no twitter.
Pensamento
“Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las”. Aristóteles