Quinta, 25 Abril 2024

Sufoco

 

O prefeito de Vila Velha candidato à reeleição, Neucimar Fraga (PR), que vai para o tudo ou nada no segundo turno, está bebendo do veneno que ele próprio preparou para seu tradicional adversário, o ex-prefeito Max Filho (PSDB). Desde o primeiro dia em que se sentou na cadeira de prefeito, o republicano acusou o tucano de ter arruinado o município, por conta do rompimento com o então governador Paulo Hartung (PMDB). Para vender sua administração, criou a imagem do prefeito amigo de Hartung e inaugurou um tanto de obra. Em cada solenidade, enchia a boca para falar dos recursos do governo do Estado e exaltava essa parceria. Neucimar achava que, assim, trabalhava para garantir sua reeleição. O que ele não esperava é que fosse aparecer o deputado estadual Rodney Miranda (DEM) na jogada, na condição de candidato a prefeito do ex-governador. Como Neucimar viciou o ouvido do eleitor de Vila Velha no nome de Hartung, ficou de mãos atadas e sem munição para atacar Rodney. Agora, faz das tripas coração para tentar levar o pleito. O tiro saiu pela culatra. 
 
Paz e amor
As movimentações do governador Renato Casagrande no início da disputa que se inicia em municípios da Grande Vitória mostram que ele pretende manter seu processo político agregador. Conversa com Luciano Rezende (PPS), mas também com Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), que foi seu adversário na eleição passada. 
 
Paz e amor II
Nos meios políticos, é sabido que embora o PSB estivesse na coligação de Iriny Lopes (PT), o governador contribuiu com a campanha de Luciano. Ele poderia, portanto, se aproveitar disso para colher os louros com a primeira posição do candidato do PPS. Mas a prioridade, ao que parece, é costurar relações de cordialidade com as lideranças do Estado. Bem diferente dos tempos passados, quando Hartung mandava e os demais batiam continência. 
 
Paz e amor III
Desse jeitinho, Casagrande só vai contabilizando. Conduta que adotou não fere ninguém, nem cria animosidades. Prepara o caminho para a reeleição, em 2014. 
 
Sinal verde
O candidato do PPS em Cariacica, Juninho, em conversa com o governador, sinalizou que o socialista liberou o presidente regional do PSB, Macaciel Breda, para articulações com o PPS. Tudo indica que vai dar casamento. 
 
Mistério
Chama atenção o número de abstenções na eleição em Conceição da Barra (norte do Estado): 5.353 (23,9%) eleitores não compareceram às urnas. O que gera inúmeros questionamentos. O prefeito Jorge Donati (PSDB) é citado em casos policiais “cabeludos”, isso pode ter influenciado? Mas por que então ele foi reeleito com folga - 66,45%? Os concorrentes eram frágeis? Ficam as dúvidas. 
 
Bobinhos
A propósito, já tem deputado estadual pegando carona na vitória de Donati. Eustáquio de Freitas (PMDB) e Gilsinho Lopes (PR) teceram elogios ao tucano na sessão desta quarta-feira (10). Os dois já pensam na disputa à reeleição. Está na cara.
 
Não digeriu
Aliás, pela TV Assembleia, já é possível perceber que o sorriso do presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), mudou. Ficou mais contido. O demista, provavelmente, ainda está tonto com as duas pancadas que levou no pleito de domingo (7), em Cachoeiro, com a derrota de Glauber Coelho (PR), e em Itapemirim, onde sua mulher não conseguiu emplacar o sucessor. 
 
Homenagem
Perly Cipriano, subsecretário de Estado de Direitos Humanos, recebeu a comenda “Ordem Capixaba do Mérito Judiciário do Trabalho”, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
 
140 toques
“Reunido com candidatos e lideranças do PSDB para discutirmos parcerias, ações e estratégias para o 2º turno das eleições”. (Prefeito Neucimar Fraga – PR – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
 "Mais que de máquinas, precisamos de humanidade". Charles Chaplin

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/